Página inicial > Reitoria > IFB participa do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno

IFB participa do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno

Criado: Quarta, 17 de Setembro de 2014, 15h37 | Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2014, 15h37 | Última atualização em Quarta, 17 de Setembro de 2014, 15h44 | Acessos: 1371

Acontece entre os dias 7 e 9 de outubro a IV edição do Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. O Instituto Federal de Brasília (IFB) é um dos organizadores do encontro que neste ano será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A previsão é que o Seminário reúna mais de mil pessoas, incluindo estudantes, representantes do governo, sociedade civil e agricultores com a finalidade de fomentar o conhecimento e a formação de políticas públicas que viabilizem e fortaleçam a agricultura familiar de base agroecológica na região.

Além de contar com um stand montado no encontro, estudantes e professores do IFB, em especial do curso superior de tecnologia em agroecologia, participarão do evento nos três dias. Na oportunidade, alguns professores e alunos apresentarão trabalhos científicos. Além de contar com uma quantidade significativa de alunos trabalhando como voluntários em várias atividades do evento, o IFB também fornecerá mudas e sementes para a “Feira da Agrobiodiversidade” – uma das atividades do encontro.

Entre os objetivos do IV Seminário de Agroecologia está o estímulo ao intercâmbio e a integração de saberes em agroecologia entre agricultores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e a comunidade; difundir os avanços e inovações em agroecologia; conhecer, discutir e divulgar as políticas públicas que subsidiam a construção agroecológica; além de promover a discussão de propostas para a agricultura familiar tendo como base a agroecologia e o panorama político atual e futuro.

Nessa edição, um conjunto de palestrantes reunidos em sessões temáticas abordarão conteúdos agroecológicos e afins, promovendo a socialização e atualização do conhecimento. Cada sessão temática buscará apresentar diferentes visões sobre o mesmo tema em formatos variados como mesas-redondas, simpósios, rodas de prosa, reunindo participantes de diferentes áreas do conhecimento agroecológico, em salas de discussão, reflexão e proposição. Acredita-se que, assim, as discussões serão mais produtivas diante do confronto de ideias e das diferentes visões sobre o mesmo tema.

O avanço do conhecimento agroecológico do DF e Entorno será apresentado também em formato de apresentação de trabalhos orais e pôsteres em uma mostra de resultados de pesquisa, extensão e relatos de experiências. O evento encerrará com uma plenária final onde as contribuições dos diversos participantes comporão a carta política do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno.

Saiba mais em agroecologiadf.akamido.com

IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno