Página inicial > Reitoria > Circuito aproxima crianças e adolescentes do DF da ciência e tecnologia

Circuito aproxima crianças e adolescentes do DF da ciência e tecnologia

Criado: Quinta, 18 de Setembro de 2014, 21h39 | Publicado: Quinta, 18 de Setembro de 2014, 21h39 | Última atualização em Quinta, 18 de Setembro de 2014, 22h05 | Acessos: 1870

IFB participa da IV edição do Circuito de Ciências do DF. O encontro reúne mais de 100 escolas da rede pública e espera público de 9 mil estudantes .

Começou hoje, 18 de setembro, o IV Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de ensino, etapa Distrital. O evento, que conta com a parceira do Instituto Federal de Brasília (IFB) acontece no Estádio Nacional Mané Garrincha e seguirá até o próximo sábado, 20. Nesta fase, serão selecionados os três melhores trabalhos de cada categoria, que participarão da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, entre os dias 13 e 19 de outubro.

Além de apresentar as ofertas de cursos e o trabalho desenvolvido pelo IFB, o Instituto conta em seu stand no evento com uma cabine fotográfica, onde quem estiver de passagem pelo Circuito pode fazer o registro desse momento e levar a foto para casa.

Enquanto prestigiava os trabalhos dos estudantes, o reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, lembrou que o papel do IFB no evento é abrir as portas e apresentar alternativas para que as crianças possam seguir uma profissão científica e tecnológica. Para o reitor, o Circuito tem um caráter especial que é o de motivar as crianças para a produção de conhecimento.

“As crianças e até mesmo os seus pais têm uma ideia de que ciência é uma coisa muito distante. Por isso é importante abrimos esse espaço para que as crianças possam levar para casa o que é ciência, que é algo presente no nosso dia a dia. E isso está sendo bem feito nesse encontro, as escolas conseguiram reunir as produções dos estudantes e eles estão percebendo que também são produtores de ciência. Esse é um fato marcante, a reunião de todas as escolas para trocar ideias e fazer a ciência no cotidiano”, disse Conciani.

Outro aspecto importante ressaltado pelo reitor é fato do Circuito ser realizado em um estádio de futebol. “As pessoas diziam que o estádio foi construído para a Copa e que não serviria para mais nada. Mas as crianças estão vindo para cá e percebendo que este espaço tem muita ciência”, afirma o reitor do IFB.

A aluna do Centro Educacional 619, de Samambaia, Késia Ramos, participa do Circuito como uma das expositoras dos trabalhos da sua escola. Para a estudante de 16 anos, essa é uma oportunidade de conscientizar as pessoas com a apresentação de seus trabalhos.  “O circuito também é a nossa conscientização para o futuro, porque a gente não sabia de muitas coisas aqui estão sendo apresentadas aqui. Para pensarmos no amanhã, nós temos que pensar no hoje. Como somos a nova geração, a geração futura, se pensarmos assim vai ser muito melhor para nossos filhos, netos e bisnetos. É muito bom para a gente se conscientizar desde pequeno, pois já cresceremos fazendo algo em favor disso”, compartilhou Késia.

O Circuito - O IV Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de ensino reune projetos desenvolvidos por professores e alunos das 14 Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria de Educação, os projetos que integrarão a mostra foram selecionados na fase Regional, que aconteceu entre 19 de agosto e 3 de setembro, onde professores e alunos das 14 Coordenações Regionais de Ensino apresentaram seus trabalhos para professores e alunos universitários.

11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) -  Nesta edição o evento acontecerá entre os dias 13 e 19 de outubro e aborda a temática a respeito da "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". O objetivo do encontro é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.

Saiba mais em semanact.mcti.gov.br.