Página inicial > Reitoria > IFB recebe comitiva internacional de instituições de ensino do Peru e Canadá

IFB recebe comitiva internacional de instituições de ensino do Peru e Canadá

Criado: Sexta, 19 de Setembro de 2014, 18h21 | Publicado: Sexta, 19 de Setembro de 2014, 18h21 | Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2014, 19h38 | Acessos: 3032

Nesta última quinta-feira, 18 de setembro, o Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu a visita de uma comitiva composta por instituições de ensino do Peru e Canadá. Representado o Peru, esteve a diretora-geral e o diretor de ensino do Instituto del Sur (ISUR), Gabriela Cabieses e Alfredo Rivera. A delegação internacional também contou com Jos Nolle, diretor de desenvolvimento internacional do Niagara College do Canadá. No roteiro, visitaram os Campi Riacho Fundo e Taguatinga Centro.

Além da troca de conhecimento e experiências, esse foi um momento de cooperação e articulação de intercâmbios e trabalhos entre instituições.

Riacho Fundo -  No Campus Riacho Fundo, a organização para a receber a comitiva esteve sob a responsabilidade da professora Vanessa Rios, que direcionou o cronograma para a recepção. O diretor-geral do Campus, Sérgio Gomes, recepcionou os convidados e apresentou os espaços administrativos. Depois, foram para espaço das salas de gastronomia onde houve uma degustação de pastas feitas de frutas do cerrado. Durante a degustação, o diretor-geral e os professores Gabriel Rocha e Ramon Garbin, falaram sobre os cursos que o Campus oferta.

A Comitiva também foi recebida pelas professoras Rejane da Silva, Maíra Cardoso e pelos alunos do curso técnico em cozinha que preparam um delicioso almoço nordestino, que contou com a presença do Reitor do IFB, Wilson Conciani e da pró-reitora, Luciana Massukado.

Taguatinga Centro - A delegação visitou ainda o Campus Taguatinga Centro. Eles foram acompanhados por Edna Azevedo, da Assessoria de Relações Internacionais da instituição.

No Campus Taguatinga Centro, o diretor, Eduardo Leite, apresentou a estrutura e os cursos que são ofertados. Já a coordenadora do curso de Licenciatura em Letras, Aline Renó falou sobre a habilitação em espanhol despertando bastante interesse nos representantes do instituo peruano. Eles ficaram muito entusiasmados pela apresentação na língua espanhola e pela configuração do curso, sua articulação com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBDI) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBIC).

A coordenadora do Programa Mulheres Mil, Verônica Almeida, apresentou um vídeo que mostra as atividades do Programa e posteriormente destacou a história da ação no campus e sua atual situação no âmbito do Pronatec. No final da visita, a comitiva internacional apresenou suas impressões sobre o que assistiram e destacaram que o incentivo do governo faz grande diferença nos cursos como o Pronatec.

O professor Jos Nolle, que já conhecia o programa Mulheres Mil, descreveu sua alegria ao ver que o Programa não perdeu suas características e metodologia, mas ganhou uma dimensão impressionante. “Agora mais mulheres têm acesso à educação profissional, isso é muito positivo, temos interesses em estabelecer parcerias e ampliarmos o diálogo”, contou Jos Nolle.

Confira as fotos das visitas aos Campi no nosso Facebook.