Página inicial > Reitoria > Rede Federal completa 105 anos

Rede Federal completa 105 anos

Criado: Terça, 23 de Setembro de 2014, 09h41 | Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2014, 09h41 | Última atualização em Terça, 23 de Setembro de 2014, 10h15 | Acessos: 1439

No dia 23 de setembro de 1909, o então presidente da República Nilo Peçanha assinou o decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices. Nascia ali, naquele momento, a educação profissional no Brasil. A iniciativa foi o primeiro passo para a consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que, nesta terça-feira, completa 105 anos de importantes avanços.

Sempre contemporânea e atenta aos arranjos produtivos locais, a Rede vive um importante processo de expansão. De 140 escolas técnicas federais e cerca de 160 mil matrículas em 2002, a Rede chega a 2014 com mais de um milhão de estudantes matriculados, 562 unidades em funcionamento e cerca de 60 mil servidores em todo o Brasil. Projetam-se mais 210 campi a serem implantados até 2018.

Para o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, a Rede Federal de Educação Profissional se consolida como uma das melhores redes educacionais do mundo.

“O Relatório do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - de 2010 mostrava o destaque mundial da Rede como Escola de nível médio. De lá para cá, a Rede cresceu para atender a um contingente maior da população brasileira. Mais importante que tudo isso, quem estuda nos Institutos Federais tem mostrado uma mudança de vida para melhor, quer seja em termos sociais ou econômicos. Por isso, aqui cabe bem a frase do professor Mato-grossense Octayde Jorge da Silva "uma instituição não se torna válida por ser antiga. Ela se torna antiga por ser válida", destaca Conciani.

Leia um artigo do reitor do IFB, Wilson Conciani, sobre o aniversário de 105 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.