Página inicial > Reitoria > Instituto Federal de Brasília será polo certificador no exterior

Instituto Federal de Brasília será polo certificador no exterior

Criado: Terça, 07 de Outubro de 2014, 13h26 | Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2014, 13h26 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2014, 14h23 | Acessos: 1552

A certificação para fins de conclusão do ensino médio de brasileiros que moram no exterior passa a ser atribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

O acordo de cooperação técnica para realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no exterior, firmado nesta última sexta-feira (3), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), terá vigência de cinco anos, com possibilidade de prorrogação.

A emissão do certificado tem por base os resultados de desempenho dos candidatos obtidos no Encceja. Para tanto, os participantes do exame precisam atingir uma nota mínima, definida pelo Inep. O candidato deve ter idade mínima de 18 anos completos na data de realização das provas. O processo de certificação pelo IFB terá acompanhamento técnico do Inep. A entrega do diploma será feita por meio das embaixadas do Brasil no país de aplicação do exame.

“Nossa preocupação é promover a inclusão social e a transformação da sociedade pela educação. O IFB pode colaborar fornecendo o certificado a quem atingiu o nível educacional necessário à continuidade da carreira”, afirma o reitor do IFB, Wilson Conciani.

Ensino fundamental

A certificação dos aprovados no Encceja no exterior para o ensino fundamental cabe ao Colégio Pedro II, uma das mais respeitadas instituições de ensino do País, com sede no Rio de Janeiro. O reitor Oscar Halac salienta a importância de atender aos brasileiros que vivem fora do Brasil e querem obter o certificado. “Estamos cumprindo o nosso papel; o Pedro II quer colaborar com essa iniciativa”, diz.

As provas do Encceja já foram aplicadas em Ota, Hamamatsu e Nagóia (Japão); Lisboa (Portugal); Bruxelas (Bélgica); Caiena (Guiana Francesa); Boston e São Francisco (Estados Unidos).

O Encceja é feito por pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e o médio na idade apropriada e pretendem obter a certificação de conclusão. Os resultados garantem a certificação do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior.

Saiba mais

O Encceja no exterior é realizado por meio de parceria entre o Inep e o Ministério das Relações Exteriores, responsável pela logística de aplicação das provas.

Os candidatos do ensino médio fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física); matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

Para o ensino fundamental, são aplicadas provas de língua portuguesa, com redação; língua estrangeira moderna; educação física e educação artística; matemática; história e geografia e ciências naturais. Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas.

Fonte: Ministério da Educação