Página inicial > Reitoria > IV Seminário de Agroecologia busca promover novas formas de agricultura sustentável

Criado: Quarta, 08 de Outubro de 2014, 15h49 | Publicado: Quarta, 08 de Outubro de 2014, 15h49 | Última atualização em Quarta, 08 de Outubro de 2014, 15h54 | Acessos: 1386

O IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno, organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e a Universidade de Brasília (UnB), teve sua abertura realizada ontem, 7 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.  As atividades programadas vão até quinta-feira, 9 de outubro.

O professor do IFB e membro da comissão organizadora do seminário, Hamilton Marcos Guedes, explica que a agroecologia surgiu com o propósito de criar uma nova agricultura, que seja mais sustentável econômica, social e ecologicamente. “Durante o seminário, pesquisadores, produtores rurais, professores e alunos debatem maneiras de colocar esse plano em prática nas mesas redondas, debates e rodas de prosa. Além de apresentar trabalhos científicos relacionados a área”, explica o professor.

Ele acredita ainda que há uma necessidade de se pensar em uma nova forma de agricultura. “Devido aos problemas causados pela agricultura convencional, existe um grupo de pessoas que pensa em agricultura diferenciada”, completou.

Já para o aluno de tecnologia em agroecologia do Campus Planaltina, Elcio Moriani, a importância do seminário para os estudantes é o contato com outras instituições e a troca de experiências. “Esse tipo de evento é importante para desenvolver os conhecimentos que já estão sendo adquiridos. Ter contato com outras instituições, trocar ideias, trocar saberes e conhecer outros trabalhos científicos.”, falou Elcio.

Leandro Pereira, também aluno do curso de tecnologia em agroecologia e voluntário do evento, se candidatou para colaborar com o seminário pelo contato com o mercado de trabalho que o evento proporciona. “A gente adquire mais conhecimento na área, tem contato com produtores sustentáveis e os produtos que você quer mexer”, disse Leandro.

Saiba mais em agroecologiadf.akamido.com