Página inicial > Reitoria > XI Reunião Ordinária do Forproext debate temas importantes para a extensão da Rede

Criado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 14h42 | Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 14h42 | Última atualização em Terça, 14 de Outubro de 2014, 14h44 | Acessos: 1340

Iniciou, na manhã desta terça-feira, 14 de outubro, no Instituto Federal de Brasília (IFB), a XI Reunião Ordinária do Fórum de Pró-Reitores de Extensão ou Cargos Equivalentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext). A mesa de abertura do encontro foi composta pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Aléssio Trindade de Barros, o reitor do IFB, Wilson Conciani,  e o coordenador nacional do Forproext e pró-reitor de Extensão do IFB, Gino Luis Copetti.

Durante a atividade, acontecerá a recepção dos novos pró-reitores, painéis temáticos e grupos de trabalho que discutirão, entre outros assuntos, as políticas de estágio e os indicadores de extensão na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT).

Em sua fala, Wilson Coniani lembrou que fazer um trabalho conjunto com as empresas, conhecendo as suas demandas e levando até elas um conhecimento científico e tecnológico é um trabalho difícil, mas que já começou a ser desenvolvido pelo IFB e pelos outros Institutos Federais.

“A cada dia a gente dá um passo a mais. Hoje caminhamos na direção da assistência técnica, da consultoria e da inovação. As pró-reitorias de extensão tem um papel fundamental nesse trabalho. Elas são as interlocutoras, aquelas que trazem para dentro da escola as demandas do mundo do trabalho e que levam ao mundo do trabalho todo potencial e capacidade que os institutos têm”, disse o reitor.

Em sua análise sobre o atual processo de extensão, o secretário da Setec, Aléssio Trindade de Barros, afirmou que uma característica marcante dos institutos federais é o atrelamento ao desenvolvimento socioeconômico e a sua atuação no território.

“Quando notamos alguns conceitos e definições da extensão, percebemos que os institutos federais realmente compõem uma instituição que faz extensão. Porque os nossos cursos já surgem em diálogo com a sociedade, com as suas necessidades. As nossas pesquisas já acontecem com o diálogo do desenvolvimento socioeconômico e as questões da rentabilidade na educação”, compartilhou o secretário.

A internacionalização da extensão, a apresentação do texto sobre a extensão da Rede Federal no ano de 2013, a Setec  e os fomentos à extensão também estão na pauta que será trabalhada pelos pró-reitores durante o encontro.

A programação da reunião segue até a próxima quinta-feira, 16 de outubro.