Página inicial > Reitoria > O que é ser professor?

O que é ser professor?

Criado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 20h14 | Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 20h14 | Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2014, 08h03 | Acessos: 64041

Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.

Nesta data tão importante, o Instituto Federal de Brasília (IFB) registra sua homenagem a esse profissional que em um mundo de tantas mudanças e inovações tecnológicas, continua sendo referência de aprendizagem, ensinamento e dedicação.

Philippe Tshimanga e Cinthia Nepomuceno, duas pessoas com um sentimento em comum, a paixão pelo privilégio de ser um profissional da educação. Hoje, homenageamos os cerca de 600 professores do IFB, com o depoimento desses dois educadores sobre “o que é ser professor”

“Ah, desde pequena gostava de brincar de dar aula para os meus colegas. Ser professor? Nossa! É um desafio e tem sido muito gratificante, principalmente ao realizar um trabalho coletivo com os estudantes. Tenho visto bons frutos. Muitos dos nossos estudantes que se formam já estão conseguindo entrar no mercado de trabalho. E isso tem sido muito compensador para nossa realização pessoal e profissional aqui no Instituto”, diz Cinthia Nepomuceno, professora do curso de dança.

“É uma maneira muito significativa de contribuir para o bem estar social. Além de ser uma forma de fazer com que o nosso conhecimento seja utilizado como instrumento de  transformação da sociedade para melhor”, esse é o sentimento também compartilhado pelo professor de economia, Philippe Thsimanga.

“Ser professor é transformar o país, ajudar na transformação das pessoas e um trabalho muito importante, um trabalho social. Para mim é uma missão.”

(Professor Gustavo Filice de Barros – Campus Brasília)

“Não há soberania entre professor e aluno. Ser professor é ter o privilégio de poder trocar conhecimento com o seu próximo.”

(Professora Eneida Brites – Campus Samambaia)

Feliz dia dos professores!