Página inicial > Reitoria > IFB monta grupo de trabalho para Programa Mais Cultura nas Universidades

IFB monta grupo de trabalho para Programa Mais Cultura nas Universidades

Criado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 10h01 | Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 10h01 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2014, 10h06 | Acessos: 1916

Universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia poderão se inscrever no edital “Mais Cultura nas Universidades”, que destinará R$ 20 milhões para projetos de arte e cultura brasileiras, com foco na inclusão social, respeito e diversidade cultural. O edital, lançado nesta quarta-feira (8), é uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão. As inscrições estão abertas e seguem até 10 de fevereiro.

Na oportunidade, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) do Instituto Federal de Brasília (IFB), convida aos servidores interessados em participar do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano de Cultura do IFB que será apresentado em candidatura ao Edital Mais Cultura nas Universidades, para uma reunião no dia 03/11/14 (segunda-feira), às 11h, na sala 212 do prédio da Reitoria. É importante confirmar a participação por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para melhor organização desta reunião.

Como participar

As instituições interessadas em participar do edital deverão elaborar um plano de cultura que contemple objetivos, ações e metas para um período de 12 a 24 meses. Os planos devem enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

Entre as atividades que poderão ser apoiadas pelo Mais Cultura nas Universidades estão o apoio a atividades culturais em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, a criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

Os planos de cultura inscritos serão selecionados por um comitê técnico formado por representantes da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Confira o edital