Página inicial > Reitoria > Palestra do IFB na Feira Capital Estudante direciona jovens sobre o mercado de trabalho

Criado: Segunda, 03 de Novembro de 2014, 14h45 | Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2014, 14h45 | Última atualização em Segunda, 03 de Novembro de 2014, 14h45 | Acessos: 1799

O assessor para Prospecção e Negócios do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Paulo Henrique De Azevedo Leão, ministrou palestra na Feira Capital Estudante, na última sexta-feira, 31, sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como porta de acesso ao mundo do trabalho. O convite foi feito pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que participou da feira com um estande, oficinas e palestras sobre orientação profissional e apresentação dos cursos ofertados pela Instituição.

Durante a palestra o professor Paulo Leão explicou o que são os Institutos Federais, falou sobre o mercado de trabalho, e deu dicas de como escolher a carreira profissional. “Eu trouxe uma pesquisa que aponta as dez principais carreiras com déficit de profissionais. O estudo mostra números reais, o que é bastante interessante porque podemos apontar quais as carreiras que têm o maior potencial de absorção de profissionais qualificados”.

O assessor disse ainda que a presença da Rede Federal em feiras estudantis é fundamental para estreitar o relacionamento da Instituição com o público. “É importante que os Institutos Federais participem desse tipo de evento para se aproximar da sociedade, principalmente prestando um serviço social ao público de orientação profissional, à capacitação e ao potencial de ganho econômico-financeiro”, afirma Paulo Leão.

Feira Capital Estudante

A 3ª edição da Feira Capital Estudante aconteceu de 29 a 31 de outubro e reuniu cerca de 20 mil estudantes. Com o objetivo de estimular o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, a Feira reúne diversas oportunidades de planejamento e aprimoramento profissional, com informações sobre graduação, pós-graduação, cursos técnicos, intercâmbios culturais, cursos de idiomas, concursos públicos, carreiras e mercados de trabalho.

Ocupando uma área de 3.000m² na varanda externa do Pátio Brasil Shopping, a Feira contou com a participação de 50 expositores especializados em educação e mercado de trabalho.