Mãe do dançarino DG é presença confirmada no Sernegra 2014
Maria de Fátima, a mãe do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, encontrado morto no Rio de Janeiro durante uma operação da Polícia Militar no Pavão-Pavãozinho, é presença confirmada no Sernegra 2014. Maria conhece a história do genocídio dos nossos jovens negros e de prontidão aceitou o convite para participar da mesa de abertura do Sernegra 2014.
Ela contará como seu trabalho se misturou com a sua história pessoal de forma cruel e mostrará que a sua força e resistência é um exemplo para não deixar esmorecer. Todos a conhecem por "mãe do DG”, mas Maria sempre foi uma voz na militância das comunidades do Rio de Janeiro. Maratonista e nadadora de águas abertas, sambista com mais de 50 medalhas na parede, ela começou nadando "cachorrinho", apaixonou-se pelo pai do Douglas Rafael da Silva Pereira quando o jornalista português veio cobrir a morte de jovens no Pelourinho.
Seu único objetivo agora é lutar por justiça e isso fica claro em todas as falas de Maria de Fátima. Seu contato por telefone com a organizadora do Sernegra, Pollyana Martins, foi marcado por muita clareza e foco. Dona de voz forte, imponderada, em poucos minutos Maria deixou Pollyana emocionada ao denunciar que acaba de largar o emprego pois a empresa colocou que ela deveria optar entre a militância ou o trabalho como auxiliar de enfermagem. Ela não hesitou: "nunca irão me calar, minha filha!", explica a mãe de DG.
Quando perguntada sobre como enfrentará a morte do filho daqui para a frente, Maria de Fátima responde como uma nadadora que venceu o medo da água: “Vou buscar força no mar. Eu nado. E se não tiver mais força, eu vou arrumar garra de qualquer jeito para que a morte do meu filho não caia no esquecimento”, disse ela.
Além de Maria, participarão da mesa de abertura o deputado Jean Wyllys e a pesquisadora da ONG Justiça Global, Juliana Farias.
Sernegra 2014
A terceira edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra) do Instituto Federal de Brasília (IFB), acontece de 19 a 23 de novembro de 2014. A atividade é idealizada e organizada pelo Grupo de Pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça do IFB.
O Sernegra acontece durante o mês de novembro, que faz parte do calendário nacional da conscientização da história e da cultura negra, fato que fortalece a missão do evento.
Inscrições - As inscrições vão até 16 de novembro e são um pré-credenciamento para a abertura do evento, que vai acontecer no Cine Brasília com início marcado para 17h30. A partir do dia 20 de novembro os credenciamentos serão feitos no Campus Brasília.
Para participar basta preencher o formulário on-line disponível no site do Sernegra.
Saiba mais sobre o Sernegra 2014, acesse o site: http://sernegraifb.wix.com/sernegra
Redes Sociais