Carta à Comunidade do IFB
Vivemos neste mês um intenso período de debates, na nossa primeira consulta para indicação de reitor e na consulta para diretor do campus Planaltina. A eleição é apenas parte de um processo, pois a democracia de verdade é construída no dia a dia, nas reuniões, nos conselhos, na sala de aula e nas múltiplas relações sociais que estabelecemos com a comunidade escolar. A participação é conquista, aprendizado contínuo, é garantir visibilidade a todos, é construção de canais que venham possibilitar a todos se manifestarem e interferirem no jogo democrático. A nossa participação é que faz a democracia. Vamos ocupar os espaços existentes: Conselho Superior, Conselhos Gestores, Fóruns, Colegiados de Curso, Grêmios, Centros Acadêmicos e Conferências de Educação. Cada espaço de participação é fundamental para a construção do IFB.
Para que o IFB possa ser a escola que nós queremos é preciso que nós todos, juntos, trabalhemos o tripé Ensino, pesquisa e extensão até que ele seja a coluna educação. Sem distinção. Isso será a consolidação do IFB, o que possibilitará a afirmação de nossa identidade e a inserção ativa do IFB no contexto social, cultural e produtivo local.
O resultado desta consulta é o reconhecimento de um projeto educacional em construção, porque a qualidade na educação é algo processual que exige negociação, pactuação coletiva ouvindo a pluralidade de vozes. O debate de propostas, a avaliação de trabalhos e as reflexões para o futuro do IFB são os vencedores desta consulta. Aqui recebemos da comunidade escolar o apoio e o compromisso com um projeto em andamento e que precisa ser aperfeiçoado e fortalecido. A inclusão de pessoas na vida e na sociedade, a formação cidadã, cultural, científica e, o aprendizado do uso da tecnologia e sua criação para a dignificação das pessoas continuarão a ser o fio condutor desta escola.
Muitas pessoas contribuíram para que este processo existisse e fosse levado a termo, e gostaria de saudá-los e agradece-los neste texto. Primeiramente, agradeço à comunidade escolar do IFB: os técnicos, os professores e os estudantes que acreditaram na nossa proposta. A vocês a nossa disposição de um trabalho sério, respeitoso e o compromisso de colocar em prática tudo aquilo que firmamos.
Meus agradecimentos a todos que garantiram o bom funcionamento do processo, o que não é nada fácil: às Comissões Eleitorais Central e Locais, mesários, fiscais por seu tão prestimoso serviço. De fato, estas equipes trabalharam de forma a viabilizar a grande festa da democracia. Tenho certeza de que a serenidade deste pleito se deve, em muito, ao trabalho sério e contínuo da comissão central.
Agradeço aos candidatos que participaram do processo e também a todos que votaram e que trabalharam pelos seus candidatos. A democracia é a arte da conversação, é respeito à pluralidade de ideias e tendências, é buscar construir a unidade na diversidade.
Parabéns a todos.
Wilson Conciani
Reitor
Redes Sociais