Página inicial > Reitoria > Governo investe R$ 40 milhões em projetos de inovação tecnológica

Governo investe R$ 40 milhões em projetos de inovação tecnológica

Criado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 10h59 | Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 10h59 | Última atualização em Terça, 09 de Dezembro de 2014, 11h06 | Acessos: 2315

esquerda para direta – professores Rogério Atem e William Vianna em trabalho no laboratório do IFF

O Governo Federal vai investir R$ 40 milhões para o financiamento de 472 projetos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco no desenvolvimento tecnológico, da inovação e na formação de recursos humanos qualificados no país. Os projetos foram selecionados a partir da Chamada Pública nº 17/2014, realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A relação dos projetos selecionados foi divulgada na sexta-feira, 5.

No total, mais de 1500 propostas de trabalho foram enviadas por professores e técnicos administrativos de toda a rede. As propostas foram recebidas em quatro linhas de trabalho: pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); extensão tecnológica; financiamento de equipes para torneio de educação profissional, e soluções tecnológicas.

A linha quatro, que tem como proposta a atuação conjunta de professores e alunos de cursos técnicos em projetos para o desenvolvimento e aplicação em instituições, empresas ou organizações sociais, de novos dispositivos, processos ou produtos, com impacto econômico ou social, foi a que teve mais propostas contempladas, num total de 140. A linha um, projetos de PD&I, cooperados entre os institutos federais e instituições demandantes, teve 135 propostas aceitas. As linhas dois e três, extensão tecnológica e financiamento de competidores para torneios de educação profissional, tiveram respectivamente 98 e 99 propostas aprovadas pelo conselho avaliador.

Os professores Rogério Atem de Carvalho, Cedric Salotto Cordeiro e William da Silva Vianna, do Campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), contemplados na linha PD&I da chamada, vão desenvolver um projeto inovador, o primeiro computador de bordo aeroespacial totalmente brasileiro. O CoBAMP, sigla atribuída pelos pesquisadores e que significa Computador de Bordo Aeroespacial Multipropósito, será desenvolvido em parceria com uma empresa nacional da área aeroespacial e defesa.

“Esse computador vai coordenar todas as ações que serão desenvolvidas por plataformas espaciais de pequeno porte, como microssatélites,  quando estiverem em órbita, conta Rogério. “Ele vai, por exemplo, armazenar os dados de um experimento, atuar na movimentação da plataforma, comandar a comunicação com o segmento terrestre, etc. Isso tudo de forma a aperfeiçoar os processos e promover o melhor aproveitamento possível de energia. O que vamos desenvolver é a parte de hardware propriamente dita, sobre a qual vão rodar softwares específicos.  O CoBAMP será o gestor, o cérebro do satélite”, disse Rogério.

Exceção à linha para torneios de educação profissional, os demais projetos foram elaborados com proposta de atuação em uma das 27 áreas estratégicas definidas pelo governo federal no Plano Brasil Maior.

A relação das propostas selecionadas pode ser consultada na página do CNPq.

Palavras-chave: educação profissional, educação tecnológica, institutos federais, rede federal

Fonte: Assessoria de Imprensa da Setec