Página inicial > Reitoria > IFB encaminha debate para ampliação da incubação social

IFB encaminha debate para ampliação da incubação social

Criado: Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 18h23 | Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 18h23 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 18h23 | Acessos: 1589

A incubação de empreendimentos econômicos solidários para o fortalecimento de  cooperativas e associações dentro do Instituto Federal de Brasília (IFB) passa a ser um assunto sob responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão, na Coordenação de Projetos Especiais. A definição foi garantida pelo reitor Wilson Conciani, que esteve reunido nesta quarta-feira, 10 de dezembro, com a equipe da Incubadora de Economia Solidária do IFB, integrada por docentes e bolsistas do campus Gama.

O Campus tem a primeira incubadora social do instituto, a partir de um projeto financiado pelo CNPq, com recursos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE) e  Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI).

Junto com o reitor, estiveram reunidos a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado, representando a pró-reitoria de Extensão, Eneida Brites, o pró-reitor de Ensino, Adilson Araújo, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando de Araújo.

A equipe da incubadora pediu a promoção interna de processos de incubação no IFB, com a adesão de vários campi. Conciani pediu que a equipe fizesse uma proposta de diretrizes sobre o tema a fim de promover a ampliação do número de incubadoras voltadas para empreendimentos econômicos solidários no instituto.

O interesse desta equipe é que o IFB tenha capacidade de incubar empreendimentos solidários de seus atuais alunos ou de alunos egressos, assim como de outros trabalhadores, inclusive para atender as necessidades de serviços terceirizados da instituição.

A reunião da equipe da Incubadora de Economia Solidária do IFB com a reitoria aconteceu no campus Gama do IFB, durante a I Feira de Sociobiodiversidade promovida pelo campus.