Página inicial > Reitoria > Interessados já podem solicitar certificado de conclusão do Ensino Médio com as notas obtidas do ENEM

Criado: Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 15h46 | Publicado: Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 15h46 | Última atualização em Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 15h47 | Acessos: 15057

Você que ainda não concluiu o Ensino Médio, mas participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já pode solicitar a sua certificação. Desde de 2011, o Instituto Federal de Brasília (IFB) é autorizado a certificar estudantes que não concluíram o Ensino Médio regular, mas que tenham condições de obter a documentação, com base nos resultados do ENEM.

Reformulado em 2009, o Enem passou a também possibilitar que estudantes obtenham certificação no nível de conclusão do Ensino Médio. Os Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia são responsáveis pela certificação, por meio do acesso aos boletins de desempenho individual divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No IFB, o interessado em receber o certificado deverá preencher o modelo de requerimento constante no edital e entregá-lo, junto a documentação exigida, ao Setor de Protocolo do Campus do IFB escolhido no ato da inscrição do ENEM de 2013 ou 2014

Para isso, o estudante deverá atender a alguns requisitos. Ter no mínimo 18 anos completos até a data de realização da primeira prova, ter concluído o Ensino Fundamental, ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem. Também deverá ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação e ter preenchido a solicitação de certificação no site, http://sistemasenem.inep.gov.br/EnemSolicitacao/.

Para preencher o requerimento de certificação, o candidato já deve ter em mãos toda a documentação exigida. E é preciso que o estudante apresente o documento original e uma cópia. Confira abaixo a relação dos documentos exigidos para certificação:

- Boletim individual do Enem;

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Carteira de identidade;

- Certificado de reservista quando se trata de requerente do sexo masculino;

- Comprovante de residência com CEP atualizado;

- CPF;

- Comprovante de quitação eleitoral;

- 1 foto 3x4

Clique aqui e confira o edital