Interessados já podem solicitar certificado de conclusão do Ensino Médio com as notas obtidas do ENEM
Você que ainda não concluiu o Ensino Médio, mas participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já pode solicitar a sua certificação. Desde de 2011, o Instituto Federal de Brasília (IFB) é autorizado a certificar estudantes que não concluíram o Ensino Médio regular, mas que tenham condições de obter a documentação, com base nos resultados do ENEM.
Reformulado em 2009, o Enem passou a também possibilitar que estudantes obtenham certificação no nível de conclusão do Ensino Médio. Os Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia são responsáveis pela certificação, por meio do acesso aos boletins de desempenho individual divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
No IFB, o interessado em receber o certificado deverá preencher o modelo de requerimento constante no edital e entregá-lo, junto a documentação exigida, ao Setor de Protocolo do Campus do IFB escolhido no ato da inscrição do ENEM de 2013 ou 2014
Para isso, o estudante deverá atender a alguns requisitos. Ter no mínimo 18 anos completos até a data de realização da primeira prova, ter concluído o Ensino Fundamental, ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem. Também deverá ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação e ter preenchido a solicitação de certificação no site, http://sistemasenem.inep.gov.br/EnemSolicitacao/.
Para preencher o requerimento de certificação, o candidato já deve ter em mãos toda a documentação exigida. E é preciso que o estudante apresente o documento original e uma cópia. Confira abaixo a relação dos documentos exigidos para certificação:
- Boletim individual do Enem;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de identidade;
- Certificado de reservista quando se trata de requerente do sexo masculino;
- Comprovante de residência com CEP atualizado;
- CPF;
- Comprovante de quitação eleitoral;
- 1 foto 3x4
Clique aqui e confira o edital
Redes Sociais