Página inicial > Reitoria > Parceria do IFB proporciona viagem de bailarinos para a Alemanha

Parceria do IFB proporciona viagem de bailarinos para a Alemanha

Criado: Sexta, 23 de Janeiro de 2015, 16h46 | Publicado: Sexta, 23 de Janeiro de 2015, 16h46 | Última atualização em Sexta, 23 de Janeiro de 2015, 17h27 | Acessos: 2032

Uma parceria firmada entre a escola de dança da Alemanha, Staatliche Ballettschule Berlin, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) proporcionará que dois alunos de licenciatura em dança do Campus Brasília do IFB passem três meses estudando na capital alemã, Berlim. As aulas começam segunda, 26 de janeiro, e os estudantes embarcam hoje, 23, para o curso de capacitação e formação em dança. Para viajar, eles contam com apoio do IFB e ajuda financeira do edital Conexão Cultura Brasil, do Ministério da Cultura (MinC).

Camila de Carvalho e Hyurathan Machado são os dançarinos contemplados para a viagem. Além de alunos, eles atuam como professores voluntários do projeto Educar Dançando — iniciativa voltada para o atendimento às crianças carentes do Distrito Federal.

Para conquistarem as vagas, Camila e Hyurathan enviaram um vídeo para a escola fazendo apresentação da canção Wrecking Ball, da cantora americana Miley Cyrus, a partir de influências de balé clássico e moderno. E, além disso, exibiram um projeto onde traçavam o objetivo de estudar na instituição. A tutora dos alunos no projeto foi a professora do IFB Edna Azevedo, que já foi professora na escola alemã.

O casal de bailarinos se conheceu no IFB, mas a dança é semelhante na vida deles há muito mais tempo. “Eu comecei a dançar em Luziânia (GO) e ela em Santo Antônio (GO), eu comecei a dançar na igreja e ela também, e é até engraçado isso”, conta Hyurathan.

Camila espera aprimorar suas técnicas junto com seu parceiro durante esse período na Alemanha. “Nós nos unimos desde o começo para lutar por um mesmo sonho e foco. É uma parceria de sucesso. Nos completamos”, afirma a bailarina.

Antes de conseguirem ajuda financeira do MinC, os jovens usaram as redes sociais e a mídia (TV, rádio, jornal impresso) para pedir ajuda de custo. “Tudo que você possa imaginar, fizermos. Mas ninguém entrou em contato, eu esperava ajuda de alguma empresa”, disse Hyurathan, decepcionado.

Para os jovens não ficarem tão perdidos com o idioma, a professora Edna conseguiu vagas para eles numa turma de alemão. “Graças a Deus nós conseguimos vaga na turma de alemão para estrangeiros, já que a escola recebe gente do mundo inteiro”, comemora o bailarino.

Educar Dançando - Fazer parte do projeto Educar Dançando foi fundamental para que os jovens conseguissem as vagas na escola alemã, e os dois falaram da importância do projeto para eles. “Quando a gente ficou sabendo do projeto, nos inscrevemos par dar aula e fiquei feliz com aquela oportunidade de dar aula às crianças, de ganhar experiência e colaborar com o projeto”, compartilha Hyurathan.

“Como é minha primeira vez no exterior, e viajando assim pra tão longe, é tudo muito novo para mim. Estou aprendendo muita coisa. Mas estou com muita determinação e ansiosa para chegar e dar o meu melhor”, disse  Camila, que pretende usar o aprendizado conquistado no país europeu para desenvolver no projeto Educar Dançando.

Camila ainda disse que se sente grata pela oportunidade e revelou o desejo de compartilhar essa conquista com a comunidade de onde mora. “O projeto é uma porta que se abriu para este nosso sonho, tanto de estudar a dança quanto de trabalhar com as crianças em projeto social. Eu também tenho um projeto social para realizar em Santo Antônio do descoberto, onde eu moro, e o projeto educar dançando é como um modelo para mim”, finalizou.