Página inicial > Reitoria > IFB forma primeira turma básica de libras composta por servidores

IFB forma primeira turma básica de libras composta por servidores

Criado: Sexta, 30 de Janeiro de 2015, 16h20 | Publicado: Sexta, 30 de Janeiro de 2015, 16h20 | Última atualização em Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 14h32 | Acessos: 1941

Encerrou-se na tarde de ontem, 29 de janeiro, no Campus Brasília, a primeira turma do curso básico de intérprete de Libras para funcionários e servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB). O curso é um projeto de extensão do IFB com o propósito de passar aos servidores a língua de sinais para uma melhora no atendimento aos alunos.

Desde sua fundação, em 2009, o IFB trabalha com inclusão de alunos que necessitem de auxílio do interprete de libras. Sempre que necessário, o instituto dispõe de um intérprete de Libras para aulas, palestras, dentre outras atividades que possam ocorrer.

Para não ficar só nas aulas, a professora de libras, Renata Rezende, ministrou durante 12 dias, entre aulas presenciais e a distância, o curso para a turma de 28 servidores.

Ao todo, foram 40 horas de curso. E a professora Renata ficou surpresa com a turma. “Inicialmente foram abertas 20 vagas, mas a procura foi tão grande que tivemos que abrir mais vagas”, disse.

A intérprete ficou satisfeita com o resultado. “Percebi um interesse muito grande deles, aprenderam bastante e tiveram inciativas na aprendizagem. Eu vi que eles foram aprendendo gradativamente”, finaliza ela.

A servidora Fernanda Viriato inscreveu-se no curso para facilitar a comunicação com os alunos. “Eu enxerguei bem diferente o mundo das pessoas com deficiência auditiva. Eles não são mudos, eles se comunicam. E, a partir de agora, existem várias atitudes que eu posso tomar para facilitar essa comunicação”, disse Fernanda.