IFB desenvolve e lança sistema acadêmico próprio
Na tarde de ontem, 12 de fevereiro, professores e coordenadores de cursos de todos os campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) estiveram reunidos para a apresentação do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Durante dois anos, o SGA foi desenvolvido pelo IFB e está sendo lançado neste início de semestre. Ele será responsável por conter e gerenciar todas as informações da vida acadêmica dos alunos, unificando os processos do instituto.
Durante a apresentação, os docentes e técnicos puderam tirar todas as dúvidas com relação ao novo sistema. Desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (CDS/NTIC), a criação do SGA contou com o apoio de todos os campi do IFB.
A partir da implantação do sistema será possível que as coordenações e os docentes desenvolvam seus trabalhos de maneira integrada e permitindo por exemplo, a confecção, preenchimento e impressão do diário de classe; lançamento de nota; consulta aos dias e horários de aula; impressão de diplomas e certificados; dentre outros procedimentos.
Os responsáveil por apresentar o sistema foi o coordenador da CDS, João Junior. Os coordenadores de Registro Acadêmico dos primeiros campi a implementar o SGA, Rômulo Ramos Nobre Júnior (Campus Gama) e Patrícia Rodrigues Amorim (Campus Samambaia), também esclareceram dúvidas sobre a funcionalidade da nova ferramenta.
Rômulo Ramos contou que toda vida acadêmica do aluno estará no sistema. “O SGA veio para satisfazer a necessidade de um sistema que gerencie toda a vida acadêmica, então, todos os cursos de todas as modalidades estarão nele, desde o início até a finalização do curso no campus,” disse Rômulo.
Histórico – Para modernizar e atender as demandas dos Registros Acadêmicos do IFB, o Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) começou a ser criado há 2 anos pela equipe de Desenvolvimento de Sistemas do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A equipe utilizou uma metodologia de desenvolvimento ágil, onde suas funcionalidades fossem capazes de atender as demandas dos setores que utilizarão a nova plataforma.
De acordo com João Júnior, o SGA será implementado com vários diferenciais de outros sistemas acadêmicos existentes.
“O diferencial do SGA é que ele aborda todas as modalidades de ensino que o IFB possui. Geralmente os outros sistemas acadêmicos de faculdades, por exemplo, só abordam as demandas de nível superior. Aqui ele abordará o curso técnico integrado ao Ensino Médio, os cursos FIC, de graduação e os cursos técnicos subsequentes”, compartilhou o coordenador.
Redes Sociais