Página inicial > Reitoria > IFB realiza aula inaugural do curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária

Criado: Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 18h07 | Publicado: Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 18h07 | Última atualização em Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 18h23 | Acessos: 16485

Na manhã desta segunda-feira, 23 de fevereiro, foi realizada no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) a aula inaugural do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, ofertado pela Escola de Educação Superior do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal, em parceria com o IFB.

Segundo a coordenadora-geral de Políticas de Qualificação do IFB, Ana Cristina Madeira, este momento é importante para iniciar os trabalhos acadêmicos do ano letivo de 2015 para duas turmas, uma que começou em fevereiro de 2014 e a outra que se inicia hoje. “O mestrado contribui para a qualificação de servidores e traz novos conhecimentos, espero que esse módulo seja produtivo para todos”, disse Ana Cristina.

A servidora Mércia Cristiane Magalhães que é aluna do curso desde fevereiro, acredita que esse módulo será uma nova etapa, a construção do projeto final. Para ela, o curso tem ajudado a adquirir novas experiências e ter uma nova visão sobre o mestrado. “Cada momento na aula tem sido enriquecedor, temos estudado tanto a política do Brasil como a europeia e a portuguesa”, explicou Mércia.

Já para a professora de letras e pedagogia, Miriam Colonna dos Santos, que iniciou hoje as aulas, acredita que mestrado irá ajuda-la também em sua carreira como professora. “Acredito que esse mestrado vai ser bem produtivo, além disso, é mais uma ferramenta para acrescentar no meu trabalho, minha expectativa é a melhor possível, afirmou a Miriam Colonna.

Durante a tarde, na segunda parte do evento, aconteceu a palestra “Impactos Sociais da Estratégia Multisetorial de Superação da Pobreza”, ministrada pelo secretário de Avaliação e Gestão de Informação (SAGI) do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi.

O secretário destacou o crescimento social pelo qual o Brasil passa desde a Constituição de 1988. “Até 1988, a única garantia universal do brasileiro era a educação básica, que vai até a oitava série. O Ensino Médio não era garantia universal, assim como a creche. O que era direito à educação básica até 1988, passou a ser um arranjo muito maior de direitos”. Dos programas de distribuição de renda criados no país a partir dessa constituição, Paulo destaca o Bolsa Família como um marco.