Página inicial > Reitoria > Prex apresenta o Plano Mais Cultura

Prex apresenta o Plano Mais Cultura

Criado: Segunda, 09 de Março de 2015, 16h50 | Publicado: Segunda, 09 de Março de 2015, 16h50 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2015, 16h50 | Acessos: 1486

Na última sexta-feira, 6 de março, a comunidade do Instituto Federal de Brasília (IFB) conheceu e pode contribuir para a construção do Plano de Cultura do Instituto. A Pró-reitoria de Extensão (PREX) é a responsável pelo projeto no IFB e, na ocasião, foi representada pelo professor de cooperativismo do Campus Gama, Sergio Mariani.

O Plano de Cultura do IFB, com foco na inclusão social, respeito e diversidade cultural é elaborado pelo Grupo de Trabalho do Programa Mais Cultura no IFB (GTMC-IFB).

Entre as atividades que poderão ser apoiadas pelo Programa Mais Cultura nas Universidades estão o apoio a atividades culturais em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, a criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

Presente no encontro, a subsecretária de artesanato e produção associado ao turismo da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (GDF), Malba Trindade de Aguiar, aprovou o projeto. “Para nós é de fundamental importância e irá contribuir para capacitação e qualificação de produtos não só artesanais mas também de produtos que estão dentro dos contextos sociais. Além disso, desenvolverá produtos para o mercado de turismo também”, afirma Malba.

Malba Trindade aproveitou a oportunidade para propor uma parceria com o IFB. “Ainda proponho uma construção de um plano conjunto de capacitação que atenda as comunidades artesãs nas suas demandas e também em relação ao curso de artesanato oferecido pelo IFB. Nós da secretária podemos contribuir para construção”, propôs a subsecretária.

Sérgio Mariani falou sobre o próximo passo do Plano de Cultura. “Concluir o texto e a PREX, representante institucional, apresentar para o ministério da cultura no dia 23 de março”, concluiu o professor.