Aprovada resolução que institui formação continuada dos servidores
Na 29ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB), realizada em 24 de fevereiro, foi aprovada a resolução n.º 001/2015/CS – IFB – que institui a política de formação continuada dos servidores do IFB.
O documento foi construído a partir de amplas discussões com os servidores de todos os campi e da reitoria do IFB. Além disso, foi submetido à consulta pública e, após a comunidade ser ouvida, o documento passou também para contribuições pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CIS).
Entre os objetivos, a medida pretende assegurar o desenvolvimento permanentemente dos servidores do IFB para o exercício das atividades educacionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como para as atividades administrativas e de gestão desenvolvidas pelo IFB. Visa ainda a elaboração de programas de capacitação e qualificação, além de estabelecer critérios e condições de afastamento para fins de participação dos servidores em programas e projetos de formação continuada (capacitação e qualificação).
Com isso, o afastamento do servidor para ações de capacitação ou qualificação poderá ser concedido em tempo integral, de acordo com a natureza do curso, junto com as regras contidas na resolução e na demais normativas.
Além disso, os servidores técnicos administrativos do IFB que tem regime de trabalho de 40 horas semanais que estiverem regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, ofertados por instituições reconhecidas e credenciadas no país, no interesse de administração, poderão dedicar parte da jornada de trabalho diária às atividades acadêmicas.
A coordenadora geral de políticas de qualificação do IFB, Maria Cristina Madeira da Silva, conta que a resolução começou a ser desenvolvida em 2013. “A aprovação foi muito importante pois traz para a instituição a regulamentação de diretrizes que orientarão a formação continuada dos servidores, seja com a qualificação ou com a capacitação”, explica Maria Cristina.
Clique aqui e acesse a resolução N° 001
Redes Sociais