Página inicial > Reitoria > Em noite de formatura, IFB celebra a expansão da oferta de cursos no Distrito Federal

Criado: Sexta, 27 de Março de 2015, 18h52 | Publicado: Sexta, 27 de Março de 2015, 18h52 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2015, 20h03 | Acessos: 2079

A noite da última quinta-feira, 26 de março, foi de celebração. Mais de 250 formandos que concluíram seus cursos no 2º semestre de 2014 receberam a certificação pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).  Na cerimônia de formatura, colaram grau alunos de 23 cursos técnicos e superiores. O reitor do IFB, Wilson Conciani, que presidiu a solenidade, abriu o evento lembrando do salto no número de alunos matriculados no IFB. Em 2009 eram cerca de 300 estudantes e neste ano 2015 a instituição já está perto de 30 mil matrículas, segundo o reitor.

“Isso só é possível por causa de uma determinação da população brasileira de procurar estudar e crescer. De trazer para a sociedade a formação profissional e a capacidade técnica para promover o desenvolvimento que nós precisamos”, afirmou Conciani que disse não estar satisfeito e irá junto ao IFB trabalhar para a formação de mais profissionais capacitados a resolver os problemas do Brasil.

Durante a cerimônia houve um momento que tomou o auditório de emoção levando os que estavam ali às lágrimas. Os filhos de Maria do Espírito Santo Carvalho Sardinha, falecida recentemente, receberam das mãos do reitor do IFB o certificado "in memória" pela conclusão do curso Técnico em Serviços Públicos.

É como se você tivesse vencido a Copa do Mundo

Essa é a sensação de Acácio Machado, 56 anos, que ao lado de sua esposa, Gustavina Alves da Silva, 52 anos, receberam juntos o diploma de conclusão do curso Tecnologia em Agroecologia. O casal que já trabalhava com práticas agroecológicas no assentamento onde moram, hoje comemora ter um diploma de nível superior que os capacitou a ter base científica e a fazer experiências na área.

“É muito gostosa essa sensação, é como se você tivesse vencido a Copa do Mundo. É um curso que a gente vinha procurando já há muito tempo. Não fizemos por acaso, mas porque gostamos. Contribuímos e aprendemos demais com o curso, foi uma batalha vencida”, compartilhou Acácio.

E essa é uma conquista que já está rendendo frutos. Acácio conta que já foram chamados para fazer um projeto na área da região do Entorno do DF que criará uma escola técnica onde será ofertado o curso de técnico em Agroecologia.

Já Gustavina revela que desde a inscrição para o vestibular ela e o marido sempre estiveram juntos nos estudos. “Foi ótimo fazer o curso ao lado do meu marido. Fizemos o vestibular juntos, passamos, estudamos na mesma sala, foi o tempo todo um ao lado do outro. É ótimo estar terminando o curso, após muito sofrimento, muita luta, mas valeu a pena”, disse ela.

Quem também estava radiante de alegria era Maristela Evangelista, 50 anos. Ela fez o curso técnico em Secretaria Escolar e compartilhou a emoção de estar concluindo mais essa etapa.

“É muita expectativa, estou doida para realmente entrar em ação, porque o que a gente adquiriu não foi pouca coisa não. Valeu a pena esses dois anos, apesar de morar no Cruzeiro, e fazer o curso no Campus São Sebastião, todos os dias eu estava lá. O curso me deu uma visão abrangente sobre o nosso país, sobre o que é a educação e o que você pode fazer por ela. Meus planos a partir de agora é ser professora. Quem sabe dando aulas lá em São Sebastião, Samambaia, naqueles locais que realmente precisam”, conta Maristela.

Nossos novos profissionais que durante a formatura juraram e comprometeram-se com suas novas carreiras, foram habilitados nos seguintes cursos:
- Licenciatura em Dança
- Tecnologia em Agroecologia
- Técnico em: Eventos, Informática, Serviços Públicos, Agronegócios, Cooperativismo, Logística, Química, Agropecuária, Cozinha, Recursos Humanos, Transações Imobiliárias, Controle Ambiental, Edificações, Móveis, Reciclagem, Secretariado, Secretaria Escolar, Eletromecânica, Vestuário, Manutenção e Suporte em Informática e do curso técnico em Comércio.