Página inicial > Reitoria > Dançarinos da Alemanha estão no Brasil para intercâmbio no IFB

Dançarinos da Alemanha estão no Brasil para intercâmbio no IFB

Criado: Quinta, 02 de Abril de 2015, 15h30 | Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2015, 15h30 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2015, 16h43 | Acessos: 2625

Após alunos do IFB irem para a Alemanha fazer um intercâmbio, desembarcaram no Brasil, na última sexta-feira, 27 de março, quatro alunos e um professor da escola alemã Staatliche Ballettschule Berlin. Alicia Ruben, Michela Villa, Justin Rimke, Alyosa Forlini e o professor Assohoto Jean - Hugues estão no país para uma troca de experiência artísticas e de aprendizagem com os professores e alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Em 2014, iniciou-se esse projeto de pesquisa, desenvolvido pelos professores Suselaine Martinelli e Diego Pizarro, ambos docentes da Licenciatura em Dança do IFB, é o que explica a professora Edna Azevedo, que já foi professora na escola alemã e que está dando aula para os alunos. “Dois professores nossos [IFB] fizeram um projeto de pesquisa que tinha como primeira parte trabalhar com os alunos na Alemanha, desenvolvendo um trabalho coreógrafo. Depois, um professor de lá, que foi escolhido pela semelhança da maneira do movimento, viria trabalhar com os alunos brasileiros. Tendo agora essa apresentação em conjunto”, explica a educadora.

A dançarina Michela Villa começou a entrevista bem alegre e simpática, dando em alto e bom português um bom dia. “Além disso, sei falar ‘fofinho’, que aprendi com Hyurathan e a Camila que estão em Berlin”, conta ela lembrando dos alunos Hyurathan Soares e Camila Batista da Licenciatura em Dança que estão atualmente estudando na escola alemã.

Michela também disse conhecer a música brasileira ao falar do cantor Gusttavo Lima. Além do sertanejo, outro ritmo predominante entre os bailarinos é o Samba. “É bem diferente do que estamos acostumados em Berlim e está sendo bem legal essa experiência no Brasil”, conta Justin Rimke.

Alyosa Forlini está mais empolgado com a aula do que com o espetáculo em sim. “O processo de criação coreográfica com os brasileiros está sendo uma coisa bem legal”, disse o dançarino.

O professor Assohoto Jean - Hugues está dando um workshop para os alunos do IFB. “Está sendo fantástico. Os brasileiros são famintos. Aqui eu não sinto uma distância, eu consigo chegar rápido nas pessoas. Aqui é mais fácil de conseguir ver o que as pessoas querem e eu posso dar o que elas pedem. A comunicação é mais fluída”, exalta o professor francês residente na Alemanha.

Parceria – A presença dos dançarinos alemães no Brasil faz parte da parceria de alguns anos entre o IFB e a Staatliche Ballettschule Berlin. Parceria que em janeiro levou dois bailarinos do Instituto para a cidade europeia, onde ficam por 3 meses estudando a arte. Clique aqui e saiba mais sobre a viagem de Camila e Hyurathan para a Alemanha.

Espetáculo – O intercâmbio dos bailarinos alemães no Brasil será finalizado com um espetáculo que acontece nos dias 8 e 9 de abril. Eles realizarão a apresentação de uma coreografia desenvolvida nesse período entre as duas escolas, que terá como tema “Mobilidade Cultural – Corpos em movimentos”.

O espetáculo tem entrada gratuita e será apresentado duas vezes no Teatro Funarte Plínio Marcos. No dia 8 de abril (quarta-feira) a sessão acontece às 15h30, já no dia 9 (quinta-feira) a apresentação inicia às 19h. O teatro fica localizado no Eixo Monumental (entre a Torre de TV e o Clube do Choro).