Página inicial > Reitoria > Novo Ministro da Educação toma posse em solenidade realizada no MEC

Novo Ministro da Educação toma posse em solenidade realizada no MEC

Criado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 19h16 | Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 19h17 | Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2015, 19h16 | Acessos: 1554

O professor Renato Janine Ribeiro tomou posse nesta segunda-feira, 6 de abril, como o novo Ministro da Educação. Em sua fala, durante a solenidade de transmissão do cargo, Renato pediu a união de todos os setores da educação. “Deem o melhor de si pela educação”, afirmou Janine Ribeiro.

Presente na solenidade, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, destacou a importância de ter um professor, que conhece o meio educacional e que fala dele com propriedade, como Ministro.

“O ministro cita os institutos com clareza e afirma que são os IF's que devem prover os meios para que a inclusão social concretize. É importante saber que vamos continuar trabalhando para que as pessoas tenham profissão e essa profissão seja capaz de alavancar o desenvolvimento do país e garantir melhores condições de vida das pessoas”, destaca.

Perfil

Natural de Araçatuba, São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina ética e filosofia política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.

O novo ministro da Educação também foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1993 a 1997, e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999. Foi secretário da SBPC de 1999 a 2001 e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008.

Foto e informações do Ministério da Educação.