Página inicial > Reitoria > IFB tem seu primeiro registro de propriedade intelectual

IFB tem seu primeiro registro de propriedade intelectual

Criado: Quinta, 16 de Abril de 2015, 16h34 | Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2015, 16h34 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 16h34 | Acessos: 1434

O programa de computador "SME - Sistema de Manutenção Elétrica", desenvolvido pelo ex-professor do Campus Samambaia, Afonso Bernardino, foi o primeiro registro de propriedade intelectual do IFB junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Nesse registro, o IFB figura em posição de titularidade em parceria com a Universidade Federal de Uberlandia (UFU).

O processo de registro ocorreu por meio do contato entre as áreas de Inovação Tecnológica da UFU e da Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). A concessão do registro foi publicada na Revista da Propriedade Industrial n° 2278 (seção I).

Entenda a inovação tecnológica e a propriedade intelectual - O processo de inovação é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e social. Segundo a Lei 10.973/2004, uma inovação refere-se à "introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços".

De forma geral, o processo de inovação gera tecnologia, renda e emprego, estimula a economia em um ciclo virtuoso que une a pesquisa aplicada e a solução de problemas. Desta forma, como instrumento de indução da inovação e da criatividade, a instituição da proteção intelectual garante ao inventor o usufruto com exclusividade de seu invento por um prazo determinado em lei, para que possa haver o retorno do investimento intelectual e/ou financeiro na pesquisa de desenvolvimento da criação.

O inventor pode repassar a criação a terceiros por meio de contratos de cessão ou licenciamento de tecnologia, podendo obter royalties da sua invenção.

No Brasil, o INPI é o órgão responsável pela concessão e registros de marcas, patentes, registro de programa de computador, desenho industrial, indicação geográfica e topografia de circuito integrado.

Saiba mais em www.inpi.gov.br e http://www.ifb.edu.br/pesquisa