Estudantes de Meio Ambiente em EaD realizam visita técnica ao Núcleo de Estudos de Agroecologia do Campus Planaltina
No dia 22 deste mês, estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade Educação a Distância (EaD), oriundos do Polo Itapoâ do IFB, participaram da visita técnica ao Núcleo de Estudos de Agroecologia (NEA) no Campus Planaltina. Na ocasião, os estudantes observaram a execução e o monitoramento de sistemas de produção agropecuária e visitaram vários canteiros e viveiros atualmente utilizados em pesquisas, ainda tiveram uma aula sobre a produção de adubo por meio da compostagem.
No Núcleo de Estudos de Agroecologia é feita uma abordagem sistêmica dos processos agrícolas levando em consideração os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado na produção de produtos agrícolas.
Para o aluno Geraldo Mourato, essa foi uma experiência de suma importância para o técnico e sua formação. “Na visita tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho realizado naquela unidade, que são os modelos de usos do solo que ficam bem próximo do que chamamos de floresta natural, onde os sistemas agroflorestais são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Como também a melhoria na estrutura e na atividade da fauna do solo onde a maior disponibilidade de nutrientes é alcançada”, disse Geraldo.
Já o estudante Davi Silva, disse agradecer a coordenação do IFB - polo Taguatinga e Itapoã - e ao professor pesquisador Geovane pela visita técnica ao polo de Planaltina.
A atividade foi organizada pela Articulação Mundo do Trabalho-Escola (AMTEaD) do IFB, sob a coordenação do professor Carlos Wanderley, e teve a participação de 11 pessoas, incluindo a equipe do Curso guiada pelo professor Augusto Cesar, educador ambiental.
Redes Sociais