Página inicial > Reitoria > Etapa IFB dos Jogos escolares dos Institutos Federais (JIFs), participe!

Etapa IFB dos Jogos escolares dos Institutos Federais (JIFs), participe!

Criado: Quinta, 30 de Abril de 2015, 20h50 | Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2015, 20h50 | Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2015, 17h04 | Acessos: 4711

Você, estudante, que sonha em ser atleta ou gostaria de representar o Instituto Federal de Brasília (IFB) nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), fique atento! As inscrições para os jogos de 2015 estão abertas. A etapa local (Etapa IFB) ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho, no Campus Samambaia. Monte sua equipe ou faça sua inscrição individual e participe. As inscrições vão até o dia 15 de maio (sexta-feira).

Os campeões dessa primeira etapa serão classificados para a etapa regional, que acontece de 17 a 21 de agosto, em Cuiabá, Mato Grosso.  E, após essa fase, os atletas classificados irão para a etapa nacional, que vai de 9 a 14 de novembro, em Goiânia, Goiás.

Poderão participar dos jogos os alunos matriculados nos cursos subsequente, integrado ou superior do IFB. Para fazer sua inscrição, fale com o professor de Educação Física do seu campus. A idade máxima para participar é 19 anos (nascidos a partir de 1996).

Na última edição da etapa nacional, realizada em novembro de 2014, o IFB foi representado pela equipe feminina de natação, que conquistou o quarto lugar no revezamento 4 x 50 livre, e pelo judoca Levir Queiroz, que foi bronze na categoria meio médio do judô. Clique aqui e saiba mais sobre o desempenho deles.

Nessa edição dos jogos, as modalidades em disputas serão o futsal, vôlei, vôlei de praia, xadrez, atletismo e natação.

Histórico - A história dos JIFs une-se à história da própria Rede Federal. Os jogos acontecem desde o ano de 2008, quando foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Por isso, as práticas esportivas sempre ocuparam um lugar significativo dentro dos Institutos Federais. Um dos mais expressivos resultados alcançados diz respeito à colaboração que os jogos têm propiciado na construção de uma nova identidade dos seus praticantes, baseada no respeito aos valores sociais-democráticos como o conhecimento de si próprio e dos seus limites, a justiça, honestidade e respeito as regras.

Com o objetivo principal de maior integração entre os participantes, todas as etapas dos Jogos propõem na programação atividades culturais entre os atletas. Esse momento de integração contribui com os grandes objetivos dos JIFs que são a promoção da saúde dos participantes; a incorporação da prática esportiva no estilo de vida dos estudantes, garantindo assim, uma vida mais saudável e de melhor qualidade; a reflexão do estudante sobre um lazer ativo; a promoção de uma melhor integração entre os Ifs e a democratização do acesso às práticas esportivas, entre outros.