Página inicial > Reitoria > Ministro da Educação dá posse ao reitor do IFB, Wilson Conciani

Ministro da Educação dá posse ao reitor do IFB, Wilson Conciani

Criado: Terça, 12 de Mai de 2015, 21h14 | Publicado: Terça, 12 de Mai de 2015, 21h14 | Última atualização em Terça, 12 de Mai de 2015, 21h26 | Acessos: 3141

Em uma rápida cerimônia na tarde desta segunda-feira, 11 de maio, o ministro da Educação, Renato Janine, deu posse ao reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani. A solenidade aconteceu na sala de atos do Ministério da Educação e contou com a participação do Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres.

Primeiro dirigente eleito na instituição, Conciani afirmou, em seu discurso, que o IFB está na fase final de implantação e o foco agora será melhorar o processo educacional. “Nos próximos quatro anos vamos trabalhar muito para que a gente possa fazer a diferença na vida das pessoas e da nossa sociedade”.

Em sua fala, o Ministro da Educação destacou a importância de dois pontos citados por Conciani: aproximação com o mercado de trabalho e o papel social dos Institutos Federais.

“Após exercer o cargo por quatro anos como pro tempore, o reitor Wilson Conciani se torna o primeiro dirigente eleito, tendo uma legitimidade que as normas democráticas conferem. É com muita satisfação que nós damos posse ao reitor que coloca essas causas tão nobres na sua agenda”, finalizou Janine.

Começamos um novo tempo juntos, consolidar é preciso!

Foi com essa frase que Conciani concluiu seu discurso durante a solenidade de instalação do seu mandato junto à comunidade do IFB, que aconteceu durante a noite no Campus Brasília. Para ele, esse é um tempo em que se inicia o trabalho de consolidar as conquistas já alcançadas, o funcionamento pleno do IFB e de contribuição efetiva no processo da educação no país.

Com auditório cheio, o Campus Brasília recebeu amigos, parentes, alunos, servidores e inúmeros convidados que prestigiaram o ato. No palco, para darem suas felicitações ao reitor, estiveram presentes o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres; a Deputada Federal, Erika Kokay; a diretora-geral do Campus Planaltina, Edilene Carvalho; o pró-reitor de Ensino, Adilson Cézar e o representante dos discentes do IFB, Ancelmo de Sales Nascimento.

Confira um trecho do discurso de Conciani durante a cerimônia:

“Hoje é um dia fundamental na nossa história. Nesse momento encerra-se a implantação do Instituto Federal de Brasília, um novo dia está nascendo, uma nova fase está começando. Criar e construir mais de 30 cursos técnicos, mais 15 superiores, mais de 6 integrados, mais de 400 cursos de qualificação foi fundamental e importante, mas essa fase terminou. Começamos hoje a consolidação do Instituto Federal de Brasília. Começamos hoje a tornar concreto, real e estável, aquilo que nós lançamos nesses últimos 6 anos.

Trouxemos para cá moradores de rua, mulheres em situação de vulnerabilidade e pessoas que há muito não viam uma escola. Trouxemos para cá gente que jamais sonhava em estudar porque não imaginava que teria a condição de pagar. Trouxemos para cá o povo brasileiro que mora em Brasília. Trouxemos para a escola deficientes, negros e mulheres que jamais imaginavam vir para escola. Fizemos o trabalho de trazer para cá essas pessoas. Fizemos bem e podemos fazer mais.

O que estamos fazendo agora é promover o êxito escolar. Mais do que trazer essas pessoas para a escola, elas precisam permanecer na escola.  Isso será possível se todos nós trabalharmos juntos. É preciso investir e investir muito no êxito desses estudantes, é preciso que eles tenham garantia que vão conseguir o seu diploma. Do contrário, estamos jogando espaço, tempo e discurso fora. É preciso transformar e a transformação começa aqui dentro, mudando a nossa visão daqueles que vem para cá. Nós não fazemos favor a ninguém. Nós estamos apenas cumprindo a nossa missão, pagando um preço que não foi pago anteriormente.

Começamos um novo tempo juntos, consolidar é preciso”.

Perfil

Wilson Conciani é graduado em Licenciatura para Educação profissional pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (1989) e doutor em Geotecnia pela Universidade de São Paulo - São Carlos (1997).

Conciani foi pró-reitor de Pesquisa e de Extensão no IFB e atua, desde 2011, como reitor pro tempore da instituição.