Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB comemora Dia do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

IFB comemora Dia do Meio Ambiente

Criado: Terça, 26 de Mai de 2015, 18h53 | Publicado: Terça, 26 de Mai de 2015, 18h53 | Última atualização em Quarta, 27 de Mai de 2015, 11h36 | Acessos: 2451

Roda de Conversa, oficinas, música e feira de troca estão entre as atrações

No próximo 2 de junho, terça-feira, o Instituto Federal de Brasília (IFB), realizará a 4ª edição do “Dia do Meio Ambiente no IFB”, em celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Este ano a temática do evento será "Água: como evitar a escassez no DF?". Uma ampla programação está sendo preparada com rodas de conversa, oficinas, reprodução do documentário "A Lei da Água", apresentação do rapper GOG e da DJ Donna, entre outras atividades.

A abertura do evento será às 9h com dança circular, sob o comando de Karina Guimarães Perpétuo, uma das pioneiras, em Brasília, em levar esta prática para empresas e organizações interessadas em vivenciar experiências de integração e solidariedade. Todas as atividades acontecerão no Campus Brasília (610 Norte), e têm entrada gratuita. 

Logo após a abertura, haverá um plantio de mudas doadas pelo Comitê de Gestão Socioambiental (EcoCâmara) da Câmara dos Deputados, cujo viveiro de plantas integra as ações de gestão socioambiental, considerado referência na esfera pública. 

A professora Simone Pinheiro Santos, responsável pela organização do Dia do Meio Ambiente no IFB, explica que a concepção deste evento tem dois pilares: o cooperativismo e a sustentabilidade. “Organizamos vários mutirões entre os alunos para a ambientação de nossos espaços. Tivemos o apoio de muita gente que está dedicando tempo e talento para incrementar nossa programação, gratuitamente. E tudo isso com a geração do mínimo impacto ambiental, que é uma preocupação constante. Um exemplo é que os alimentos produzidos e comercializados pela comunidade durante todo o dia, não serão oferecidos em embalagens de plástico ou isopor”, explicou a professora.

Roda de Conversa – À partir das 10h30, haverá uma Roda de Conversa sobre o que podemos fazer para evitar a crise hídrica no Distrito Federal. Com mediação de Paula Petracco, professora na Área de Gestão Ambiental do IFB e doutora em Ecologia e Recursos Naturais, a roda terá a participação de quatro especialistas: 

* Rosany Cristina Jakubowshi de Carvalho - Presidente da Associação Pró-Descoberto, organização que desenvolve trabalho de reflorestamento e educação ambiental com estudantes e produtores rurais, visando a proteção deste importante manancial, responsável pelo abastecimento de 60% da água consumida no DF. 

* Luiz Henrique Caixetta Gatto - Educador Ambiental do Insituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAM), órgão do Governo responsável pela elaboração, execução e fiscalização das políticas públicas de meio ambiente e de recursos hídricos do Distrito Federal 

* Paulo Roberto Neil Magalhães - Engenheiro Florestal especializado em Desenvolvimento Regional Sustentável, é assessor técnico da Fundação Bando do Brasil e vai apresentar tecnologias sociais desenvolvidas pela instituição como o Projeto São Bartolomeu Vivo, que consiste na recuperação de áreas degradadas na principal bacia hidrográfica do DF;

 * Jorge Werneck - Engenheiro especializado em Recursos Hídricos, é pesquisador da Embrapa Cerrados e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá, um colegiado de representantes da sociedade que faz parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e tem, entre outras atribuições, a tarefa de arbitrar conflitos pelo uso da água; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água. 

Oficinas de artes manuais - A reutilização de materiais descartáveis é o enfoque das oficinas que acontecerão a partir das 14h30. Para fazer participar, basta se inscrever no local saguão do IFB com meia hora de antecedência. Também haverá venda e exposição de brindes confeccionados a partir de produtos reaproveitáveis, desenvolvidos por alunos do curso técnico em Eventos do IFB. Confira as oficinas: 

  • Chaveiro de retalhos (Lúcia Francisca Costa) 
  • Decoração de bandeja de isopor (Eliane da Silva Borges) 
  • Porta níquel de embalagem de shampoo (Eline da Silva Menezes) 
  • Fuxico com retalhos de tecidos (Natália Ribeiro da Silva) 
  • Tranças (Fabiana) 

Documentário - Lançado no ano passado, o documentário "A Lei da Água”, de André D' Elia explica (em 1h18min)‎‎ o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo no Congresso Nacional em 2012, na conservação dos recursos hídricos no Brasil. E, consequentemente, na vida dos brasileiros. O filme será apresentado às 16:30h no saguão. 

Música - Às 19h30, será a vez do rapper, escritor e cantor GOG, pioneiro do movimento hip hop no Distrito Federal, que fará palestra lírico-musical , transmitindo valores para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. 

Encerrando a programação da noite, a música fica por conta da DJ Donna , uma das primeiras DJ's mulheres a se destacarem na cena brasiliense. 

Feira de Troca - Na Feira de Troca, qualquer objeto em bom estado poderá entrar em circulação, resgatando uma prática anterior à invenção do dinheiro e que vem ganhando espaço entre os adeptos do consumo consciente. A Feira acontece entre 9h e 12h e entre 18h e 21h. 

Espaço Interativo - Neste espaço, ao longo de todo o dia, cada pessoa poderá calcular a sua pegada ecológica, uma metodologia que avalia a pressão do consumo sobre os recursos naturais, difundida pela organização- não governamental WWF.

Todo o evento está sendo organizado por uma comissão formada por 12 alunas do Técnico em Eventos, coordenadas pela professora Simone Pinheiro. 

Clique aqui e confira a programação. 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página