Professores do IFB participam de seminário para aproveitamento de energético do Biogás
Fruto da cooperação do Instituto Federal de Brasília (IFB) com o Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), docentes dos Campi Estrutural e Taguatinga estão participando do seminário para a formação de multiplicadores no aproveitamento energético de biogás. O seminário está ocorrendo no Rio de Janeiro, desde o dia 25 de maio e se estenderá até o dia 29 com a conclusão das atividades de formação dos multiplicadores.
A programação conta a apresentação de modelos de aulas preparadas pelos multiplicadores, discussões sobre o conteúdo e a didática mais apropriada a ser adotada nos diversos treinamentos que poderão ser realizados. Ainda haverá palestras técnicas sobre experiências e tecnologias brasileiras de produção, controle e utilização do biogás.
Os professores Paulo A. Baltazar Ramos, Pablo Josué da Silva e Marcos Luis Grams estão auxiliando na definição de um currículo para a formação de técnicos e operadores de estações de tratamento de efluentes que farão a geração e o aproveitamento energético do biogás.
Os professores participam do programa PROBIOGÁS e foram, juntamente com outros profissionais e especialistas da área, selecionados para participar do treinamento realizado na Alemanha em setembro de 2014, que formou multiplicadores na capacitação profissional em biogás.
Com a conclusão do curso de formação dos multiplicadores, os docentes do IFB estão negociando parcerias para dar continuidade às atividades de ensino e pesquisa no aproveitamento do biogás como um biocombustível limpo e renovável.
Redes Sociais