Página inicial > Reitoria > Projetos do IFB fazem sucesso na SBPC

Projetos do IFB fazem sucesso na SBPC

Criado: Sexta, 17 de Julho de 2015, 13h04 | Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2015, 13h04 | Última atualização em Sexta, 17 de Julho de 2015, 13h07 | Acessos: 1168

Um simples líquido feito a partir de fécula de mandioca e óleo de cravo da índia é capaz de aumentar o tempo de vida das frutas, evitando desperdício e se tornando um grande aliado de toda sociedade.

São ideias como essa – frutos de pesquisa desenvolvida pelo aluno Josemar Oliveira do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), sob orientação da professora Heloísa Falcão – que estão sendo apresentadas na 67.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro acontece desde o dia 12 de julho na UFSCar, em São Carlos-SP, e encerra amanhã, 18.

O IFB, junto com outros sete Institutos Federais, ocupa um espaço do Ministério da Educação (MEC) na feira, onde estão sendo apresentados resultados práticos de pesquisas realizadas nas instituições.

“Eventos desta natureza despertam o interesse dos alunos para a pesquisa e contribuem para a formação científica dos estudantes”, fala o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFB, Marley Garcia, também presente na reunião.

Além do projeto do Campus Planaltina intitulado “Embalagem biodegradável e ativa com função antimicrobiana para aplicação em alimentos”, o IFB também está sendo representado pelos estudantes do Campus Gama Alana Ferreira e Eduardo Leal com o projeto “Extração de óleos essenciais: perspectivas de aplicação”.

Além das atividades do estande, outros nove trabalhos do IFB foram apresentados na SBPC e na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) na forma de pôsteres. “Tais apresentações representam importantes experiências para os estudantes envolvidos, pois é um momento de discussão de resultados e interação com outros estudantes e pesquisadores de todo o Brasil”, finaliza Marley.

Na TV

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o projeto da embalagem biodegradável com propriedades antimicrobianas? O experimento está fazendo o maior sucesso na feira e já foi fruto de duas reportagens na imprensa local.

Assista abaixo:

Confira algumas curiosidades do encontro da SBPC que ocorre em São Carlos – Jornal EPTV

Produtores rurais conhecem as novidades do setor na SBPC em São Carlos, SP – Jornal EPTV-2.ª Edição