Página inicial > Reitoria > Campi do IFB preparam-se para início de um novo semestre

Campi do IFB preparam-se para início de um novo semestre

Criado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 10h35 | Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 10h35 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2015, 13h10 | Acessos: 1461

Planejamento - Campus BrasíliaPara que tudo na vida dê certo, é preciso planejamento. E foi justamente isso que os 10 campi do IFB fizeram durante a última semana. Equipes pedagógica e administrativa reuniram-se para planejar as principais ações a serem executadas durante este semestre letivo que se inicia.

Nos encontros aconteceram palestras, debates, workshops e atividades práticas. Sempre – no centro do debate – estavam temas importantes que vão ajudar a melhorar, cada vez mais, o processo ensino-aprendizagem na instituição.

No Campus Ceilândia, por exemplo, um dos destaques da Semana Pedagógica foi o debate sobre o uso do Nome Social. A assistente social Ana Carolina Silvério e a psicóloga Maria Alice Saad do Centro de Referência da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social do Distrito Federal foram até a unidade enriquecer a discussão.

Ana Carolina Silvério ressaltou a importância do papel da escola na desconstrução de preconceitos. Considera que a elaboração de um documento que regulamenta o uso do nome social já demonstra o empenho da instituição na promoção das diversidades (acesse aqui a resolução n.º 002/2015 que trata sobre o assunto).

Já no Campus Taguatinga, o destaque ficou com a temática da Inclusão. “Tradução e Interpretação de Libras no Meio Acadêmico: um relato de experiência”, esse foi o tema da palestra ministrada por Fabiane Elias Pagy, mestre em Linguística, professora da Universidade Católica de Brasília e Tradutora e Intérprete de Libras da Universidade de Brasília.

“A acessibilidade na Educação de Surdos como Definição de Fronteira: a percepção do estar de fora de alguém que, na verdade, está dentro” foi ministrada por Eduardo Felipe Felten, mestrando em Linguística, professor do IFG e Tradutor e Intérprete de Libras.

No Campus Brasília, a programação contemplou atividades de capacitação, como treinamento para utilização do novo Sistema de Gestão Acadêmico (SGA), debate sobre a construção da identidade e profissionalização docente, e promoveu a Jornada da Integração do Campus Brasília (JOIN CBRA), em que foram realizadas diferentes atividades com o objetivo de desenvolver estratégias de planejamento e atuação inter e transdisciplinar na prática docente, finalizando com uma manhã destinada à preparação didática coletiva em que as diferentes áreas puderam planejar atividades conjuntas para o semestre.Planejamento - Campus São Sebastião

Todos que participaram desfrutaram de experiências enriquecedoras e puderam perceber a importância da interação e do envolvimento de todos para a construção de uma escola que realmente atue com currículos integrados e atinja a qualidade que tanto almejamos na educação que ofertamos aos estudantes que estão chegando na próxima semana.

Em São Sebastião, no primeiro dia, os servidores visitaram o novo campus que está em fase de conclusão. No decorrer da semana as coordenações tiveram um momento de fala para que os processos do campus sejam conhecidos pelos servidores. Além disto, foram debatidos os seguintes temas: a didática na perspectiva intercultural e a construção da consciência avaliativa a partir das vivências dos professores e professoras nos diferentes níveis de ensino.

O evento foi encerrado com a oficina "Vivência brincante para educadores" feita na entrada do campus novo e foi conduzida por Luciana Meireles. Segundo a professora Vera Carvalho, esta atividade de encerramento tem aspecto simbólico para o grupo, pois marca o início de uma nova fase para o campus. Segundo ela, “a possibilidade de atuar na nova estrutura nos deixa muito motivados”, finalizou.