Página inicial > Reitoria > Com o CEPE, IFB conquista um novo espaço para integração do Ensino, Pesquisa e Extensão

Criado: Quarta, 05 de Agosto de 2015, 13h07 | Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2015, 13h07 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2015, 13h12 | Acessos: 1333

Na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, foi instalado o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do Instituto Federal de Brasília (IFB). Em uma solenidade rápida, que aconteceu no miniauditório do Bloco A, os novos membros foram empossados e já tiveram as primeiras conversas sobre o início efetivo dos trabalhos.

Solenidade marca a instalação e posse dos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB“Esse passo que a gente dá agora é um passo significativo para a instituição. O CEPE é um órgão que vai trazer discussões que levem à integração entre o Ensino, Pesquisa e Extensão, para que o IFB possa produzir conhecimento que seja pertinente, necessário e de imediata aplicação à sociedade”, espera o reitor do IFB, Wilson Conciani, que é o presidente do novo Conselho.

Além do reitor, integram o CEPE – que é um órgão deliberativo – os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão; os diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada campus; dois representantes dos líderes dos grupos de pesquisa/extensão; dois representantes de coordenadores de cursos; e dois representantes discentes.

A estudante do curso técnico de Serviços Públicos do Campus Brasília Silvana Vasconcelos Reis tomou posse como representante dos alunos e espera fazer um bom papel desempenhando essa nova função.

“Os alunos sempre têm sugestões de melhoria e este será um espaço para que eu possa levar essas sugestões para o debate, em busca de uma melhora constante do IFB”, espera.

O professor do Campus Riacho Fundo Gabriel Ferreira Rocha, coordenador do curso técnico de Cozinha, também tomou posse e vê, no CEPE, uma nova instância para acelerar os processos de Ensino na instituição.

“Como coordenador de curso, eu espero que, com o funcionamento do Conselho, consigamos melhorar o fluxo de revisão ou aprovação dos planos de curso. Hoje, com a grande demanda do Conselho Superior, o fluxo se torna meio moroso e acredito que agora vai ser possível dar mais agilidade”, espera Gabriel.

Após a solenidade de instalação e posse, ficou definido que no dia 24 de agosto, às 14h, o grupo iniciará os trabalhos, discutindo o funcionamento do Conselho, como regimento, calendários de reuniões e pautas a serem debatidas.

O CEPE

Segundo o Regimento Geral do IFB, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão integra, junto com o Conselho Superior e Colégio de Dirigentes, os órgãos colegiados da Administração-Geral do IFB.

Como o próprio nome já diz, o CEPE é um órgão que irá discutir pautas específicas do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Quer saber mais sobre o CEPE, clique aqui e acesse o Regimento Geral do IFB e veja os artigos n.º 22 e 23, que tratam sobre o Conselho.