Página inicial > Reitoria > Com animação e boa expectativa, jogos do IFB são abertos no Campus Samambaia

Com animação e boa expectativa, jogos do IFB são abertos no Campus Samambaia

Criado: Terça, 25 de Agosto de 2015, 13h35 | Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2015, 13h35 | Última atualização em Quarta, 02 de Novembro de 2016, 08h57 | Acessos: 3739

A manhã desta terça-feira, 25 de agosto, ficará marcada na história do Instituto Federal de Brasília (IFB). No ginásio do Campus Samambaia, foi realizada a cerimônia de abertura dos primeiros jogos intercampi da instituição: a etapa Brasília dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs).

Durante três dias, 174 estudantes de seis campi da instituição – Brasília, Gama, Planaltina, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga – disputarão medalhas nas modalidades de Xadrez, Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Futsal e Atletismo (masculino e feminino).

Na cerimônia de abertura, as delegações foram recepcionadas pela torcida. Os atletas são estudantes de todas as modalidades, porém, para participar, é necessário ter no máximo 21 anos, requisito para as etapas regionais e nacionais dos JIFs.

“Por conta do limite de idade, a grande maioria dos atletas são estudantes dos cursos técnicos integrados, mas também temos alunos do subsequente e até do superior”, explica o professor Renato Monteiro, presidente do Comitê dos Jogos do IFB.

O pró-reitor de Extensão, Giano Copetti, destaca o marco histórico que os jogos representam para a instituição. “Na Rede Federal, os jogos estão presentes há 40 anos, em alguns casos, há 70 anos. Agora, o IFB, que é uma instituição nova, passa, também, a fazer parte desta história”, destaca.

Wilson Conciani, reitor do IFB, enxerga os jogos como uma etapa importante e uma ferramenta para consolidar o processo educacional na instituição. “Não dá para pensar em educação, se a gente não tratar o ser humano como um todo. O esporte implica lazer, socialização e capacidade de derrotar e de ser derrotado e, assim, aprender a lidar com as realidades do dia a dia”, finaliza.

Expectativa

Os primeiros, os segundos e os terceiros colocados em cada modalidade receberão medalhas, além de troféu para o campeão. No atletismo, o campus melhor colocado no quadro de medalhas levará a premiação.

Amanda Alves, estudante do curso técnico integrado em Alimentos do Campus Gama, integra a equipe da unidade no Vôlei de quadra. E a expectativa? “Ganhar, é lógico. Estamos preparados para a vitória”, espera.

As disputas começam amanhã, com os jogos de Vôlei de Areia, que serão disputados no Campus Planaltina. O primeiro jogo será às 9h entre Planaltina x São Sebastião (veja a tabela completa dos jogos). Jogando pela primeira vez juntos, Hebert dos Santos e Lucas Roberto vão representar o Campus São Sebastião. Os alunos veem no JIFs uma oportunidade de conhecer os estudantes de outras unidades.

Os times campeões do vôlei e futsal, os cinco melhores competidores do xadrez e os atletas que alcançarem o índice no atletismo representarão o IFB na etapa regional dos jogos, que acontecem em Cuiabá, de 12 a 16 de outubro.

Veja fotos da cerimônia de abertura na fanpage do IFB no Facebook.