Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Oficinas de gastronomia têm grande procura durante SNCT
Início do conteúdo da página
×

Observação

Lack of access rights - File 'http:/ifb.edu.br/cache/f/ff72a6cef3d2b206b973529ac2692be0.JPG'

Oficinas de gastronomia têm grande procura durante SNCT

Criado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 19h49 | Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 19h49 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2015, 19h49 | Acessos: 1404

Produção de vinhos e cervejas, receitas com frutos do cerrado, pratos da cozinha internacional, processamento de alimentos, doces e confeitaria e alimentos funcionais sem glutén, são algumas das opções abertas ao público que visita o estande do Ministério da Educação na 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), em uma das 17 oficinas de gastronomia ofertadas por professores do Instituto Federal de Brasília (IFB). As oficinas são abertas ao público de forma gratuita e seguem até sexta-feira, 23.

Concorridas, as oficinas têm atraído um grande público de entusiastas e curiosos. Eles aprendem novas receitas e ainda participam da degustação dos pratos produzidos. Não foi diferente com a oficina de petit gateau de baru com calda de cajá, ministrada na tarde da terça-feira, 20, pela professora Rejane Oliveira, quando faltou espaço. Ela explicou a origem do prato: "Todo petit gateau é um pequeno bolo, mas nem todo pequeno bolo é petit gateau. A base da receita são as gemas e a manteiga, que dão a textura", completou.

A estudante Edinê Braz, do curso técnico em cozinha do IFB, também participou da atividade. Outro que acompanhou atentamente a oficina foi Felipe Viveiros. O jovem cursa técnico em gastronomia no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e está estagiando em cozinha brasileira com a professora do IFB.

A respeito da escolha dos ingredientes, como baru e cajá, Rejane destacou "a importância de se fazer experimentações e recuperar ingredientes nativos dos biomas brasileiros", afirmou. A professora também falou dos importantes nutrientes que são encontrados nos frutos do cerrado.

 

Foto e texto: Assessoria de comunicação da Rede Federal 

Fim do conteúdo da página