Página inicial > Riacho Fundo > Projeto do “Professores para o Futuro” lança site com jogos educativos

Projeto do “Professores para o Futuro” lança site com jogos educativos

Criado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 08h18 | Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 08h18 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 08h22 | Acessos: 3616

No início deste ano de 2015, o professor do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) Fábio Fernandez embarcou para a Finlândia. Ele e outros 34 docentes de institutos federais foram aprovados na chamada do Programa “Professores para o Futuro (Finlândia) II” dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Foram cinco meses no país europeu, onde Fábio passou por uma capacitação a partir das experiências de educação profissional do modelo finlandês de pesquisa aplicada, que tem como base a interação com o setor produtivo.

O professor do IFB voltou ao Brasil e, em conjunto com outros quatro docentes – Ricardo Dematte, de São Paulo (IFSP), Cynthia Matosinho, de Sergipe (IFS), Gustavo Prado, do Triângulo Mineiro (IFTM), e Fabrício Sobrosa, do Rio Grande do Sul (IFRS) –, teve a missão de dar prosseguimento na execução do projeto proposto e elaborar o trabalho final.

“A proposta era inovar a didática das aulas dos professores dos nossos cinco Institutos Federais, sempre colocando o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, utilizando os conceitos de empreendedorismo e desenvolvimento de jogos, resultando, assim, em um ensino empreendedor baseado em jogos educativos”, explica Fábio.

O Game

Fábio conta que, no projeto, os professores dos IFB, IFS e IFRS ocuparam, junto com os seus alunos, o papel do cliente como requerentes dos jogos, utilizando conteúdo didático das áreas afins, como Administração, Gastronomia e Licenciatura em Letras.

Já os professores do IFTM e IFSP, com as turmas de programação, transformaram as demandas em um site de jogo real, realizando a identificação de oportunidades e análise da viabilidade para a criação de um jogo educacional com a metodologia de ensino Aprendizagem por Projetos (Project Based Learning PBL).

“As etapas estão sendo documentadas em uma comunidade para construção de relatório das atividades e resultados, que serão entregues e apresentados na cerimônia de formatura do curso, promovida pelo CNPQ”, conta Fábio. O projeto também conta com o suporte dos professores da universidade de Tampere na Finlândia, Sisko Mallinen, Päivi Jokipelto e Rami Lehtinen.

Quer navegar e participar do jogo? É muito simples. Basta acessar o site http://megagame.esy.es/index.php, realizar um cadastro rápido e começar a jogar. Há um game com perguntas sobre Conhecimentos Gerais, Geografia, Ciências e Culinária. No final, é gerado um ranking com as melhores pontuações do jogo.