Página inicial > Riacho Fundo > Campus Riacho Fundo realiza Seminário “NAPNE: Conquistas e Desafios na Educação de Alunos com Necessidades Específicas”

Criado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 15h58 | Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 15h58 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2016, 11h55 | Acessos: 1963

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Riacho Fundo, coordenado pelo professor Falk Moreira, em parceria com Coordenação de Ações Inclusivas da  Pró-reitoria de Extensão (PREX), promoveu nesta terça-feira, dia 10 de maio, o Seminário: “NAPNE: Conquistas e Desafios na Educação de Alunos com Necessidades Específicas”.

O seminário procurou promover uma reflexão sobre a sensibilização para a promoção da inclusão de pessoas com deficiências e com necessidades específicas no âmbito educacional. Durante o evento houve o esclarecimento sobre o que é o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), bem como a apresentação dos principais tipos de adaptações que os estudantes com este tipo de distúrbio precisam ter em sala de aula para que tenham um bom desempenho na vida escolar.

Também foi ressaltada a necessidade das instituições de ensino promover a acessibilidade, não apenas arquitetônica, mas também comunicacional, atitudinal, metodológica, instrumental e pragmática. O evento contou com a participação de mais de cem pessoas, entre docentes, técnicos e discentes do próprio Instituto Federal de Brasília e também público externo de outras instituições de ensino.

O seminário contou com a apresentação das palestras:

- “Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)”, com a professora Carla Silva, do Centro de Atendimento ao Surdo/CAS/GDF e a fonoaudióloga Audrey.

- “Acessibilidade no Ensino”, com a professora Sandra Patrícia do Nascimento, gerente de Políticas para Atendimento a Estudantes com Deficiências Sensoriais e Altas Habilidades/Superdotação.