Página inicial > Riacho Fundo > Estudantes do Campus Riacho Fundo replicam, em conjunto com a Mathematics of Planet Earth, experiência realizada por Eratóstenes no século III a.C.

Criado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 17h30 | Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 17h30 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2016, 17h37 | Acessos: 1600

Na última terça-feira, 21 de junho, um grupo de estudantes do Campus Riacho Fundo, orientado pelos docentes Gervásio Neto e José Messias Eiterer, realizou um experimento com o qual foi encontrada uma estimativa para o raio da Terra. O experimento feito foi semelhante ao realizado por Eratóstenes de Cirene (276 a.C. - 194 a.C.) quando ele trabalhava na antiga Biblioteca de Alexandria. A realização do experimento contou, ainda, com a colaboração dos professores Ernani Aguiar e Ednilton Mariano.

O experimento foi realizado como parte da 13ª edição da atividade “Bons raios te meçam”, organizada pela comunidade Mathematics of Planet Earth, e que irá, também, colaborar com a Biblioteca de Alexandria, para onde foram enviados os dados das medições feitas. Os resultados obtidos irão somar-se a outros, coletados por diversos colaboradores ao redor do mundo.

Ao realizar o experimento, com o grau de precisão que foi permitido pelos equipamentos que estavam à mão do grupo na ocasião, os estudantes do Campus Riacho Fundo encontraram como estimativa para o raio do planeta o valor de 6.356,1 km, o que corresponde a um erro de pouco mais de 0,35%, se a medida estimada for comparada ao raio equatorial terrestre, que é de 6.378,14 km.