Alunos do IFB participam do evento Disco Xepa contra o desperdício de alimentos

A xepa, ou seja, frutas, legumes e verduras machucados e/ou amassados com valor comercial diminuído ou nulo foram doados pelos feirantes do CEASA. Esses insumos foram separados em próprio e impróprio para consumo. O chef, a partir dos insumos que estavam apropriados para o consumo criou o cardápio. Os alunos selecionaram, higienizaram e cortaram o insumos. O cardápio previa a utilização integral dos alimentos. Cascas de banana e abóbora, talo de couve, salsinha e couve, folhagem de cenoura entre outros foram aproveitados. Das 7 às 11 horas da manhã, foram servidos: suco de manga com hortelã, salteado de abóbora, casca de banana, abobrinha e alho poró, compota de banana da terra com manga, macarrão ao pesto de couve manteiga, arroz primavera, caponata de legumes, caldo verde e salada de frutas com hortelã.
"Como cozinheiros devemos ter a responsabilidade de evitar o desperdício dos alimentos, de cuidar e zelar pela matéria prima. O Disco Xepa possibilitou aos nossos alunos vivenciar essa luta e compreender a importância da proximidade do cozinheiro com os produtores locais, temas estudados durante todo o curso técnico de cozinha", declara a professora Daniela Leite, docente de Gastronomia.
Supervisionados pelos professores Ana Tereza Bandeira, Ramon Garbin, Adriano Tavares e sob o comando do chef Tonico Lichtsztejn os alunos das disciplinas Habilidades Básicas de Cozinha, Cozinha Brasileira e Cozinha Internacional selecionaram, cortaram e produziram pratos que surpreenderam o público por se tratarem de insumos proveniente da xepa. "A avaliação dos professores envolvidos foi muito positiva e, a expectativa para 2017 é de garantir a participação dos alunos na próxima edição do evento - além de se pensar em promover atividade de extensão com a essa temática", comenta Daniela.
O reitor do IFB, Wilson Conciani, prestigiou a iniciativa dos professores e dos alunos participantes no evento.
Redes Sociais