Página inicial > Riacho Fundo > Alunos do IFB participam do evento Disco Xepa contra o desperdício de alimentos

Alunos do IFB participam do evento Disco Xepa contra o desperdício de alimentos

Criado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 11h44 | Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 14h55 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 14h55 | Acessos: 1453
No último sábado (10/12) alunos do Curso Técnico em Cozinha participaram de evento contra o desperdício de alimentos no Mercado da Agricultura Familiar no Ceasa. O Disco Xepa, evento organizado pelo SlowFood, congrega Gastronomia, Música e Arte para chamar a atenção sobre o desperdício de alimentos.

A xepa, ou seja, frutas, legumes e verduras machucados e/ou amassados com valor comercial diminuído ou nulo  foram doados pelos feirantes do CEASA. Esses insumos foram separados em próprio e impróprio para consumo. O chef, a partir dos insumos que estavam apropriados para o consumo criou o cardápio. Os alunos selecionaram, higienizaram e cortaram o insumos. O cardápio previa a utilização integral dos alimentos. Cascas de banana e abóbora, talo de couve, salsinha e couve, folhagem de cenoura entre outros foram aproveitados. Das 7 às 11 horas da manhã, foram servidos: suco de manga com hortelã, salteado de abóbora, casca de banana, abobrinha e alho poró, compota de banana da terra com manga, macarrão ao pesto de couve manteiga, arroz primavera, caponata de legumes, caldo verde e salada de frutas com hortelã.

"Como cozinheiros devemos ter a responsabilidade de evitar o desperdício dos alimentos, de cuidar e zelar pela matéria prima. O Disco Xepa possibilitou aos nossos alunos vivenciar essa luta e compreender a importância da proximidade do cozinheiro com os produtores locais, temas estudados durante todo o curso técnico de cozinha", declara a professora Daniela Leite, docente de Gastronomia.

Supervisionados pelos professores Ana Tereza Bandeira, Ramon Garbin, Adriano Tavares e sob o comando do chef Tonico Lichtsztejn os alunos das disciplinas Habilidades Básicas de Cozinha, Cozinha Brasileira e Cozinha Internacional selecionaram, cortaram e produziram pratos que surpreenderam o público por se tratarem de insumos proveniente da xepa.  "A avaliação dos professores envolvidos foi muito positiva e, a expectativa para 2017 é de garantir a participação dos alunos na próxima edição do evento - além de se pensar em promover  atividade de extensão com a essa temática", comenta Daniela.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, prestigiou a iniciativa dos professores e dos alunos participantes no evento.