Página inicial > Riacho Fundo > Aluna do IFB toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul

Aluna do IFB toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul

Criado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 12h48 | Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 12h48 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 13h09 | Acessos: 1276

Vitória Pereira da Cunha, aluna do 1º ano do curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Riacho Fundo tomou posse nesta segunda-feira, 12 de dezembro, como a representante do Distrito Federal no Parlamento Juvenil do Mercosul. Ela e mais 26 colegas, sendo 11 da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo Brasil foram empossados em solenidade no auditório do Ministério da Educação – MEC para o período de dois anos 2016-2018.

Neste período, os parlamentares serão capacitados e com o tema “O ensino médio que queremos” estarão apresentando propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul. Também participarão e terão voz no parlamento nacional e internacional.

No Brasil, o Programa Parlamento Juvenil é coordenado pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Os representantes de todo o Brasil foram eleitos após apresentarem redação com propostas. Vitória Cunha, a representante do Instituto Federal de Brasília, indicou a criação de um canal de comunicação permanente que una os estudantes. “Sugiro um canal que tenha informações mais seguras e acessíveis e acabe com grupos preconceituosos sobre qualquer tema. Precisamos nos unir e não discriminar os colegas ou disseminar coisas que não são reais”, explicou. Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, conduziu a solenidade de posse enfatizando aos jovens parlamentares sobre os seus desafios frente a novos sistemas do mundo do trabalho. Assunto que também foi explanado pelos representantes do Conif e do Consed – entidades apoiadoras da iniciativa com a Organização dos Estados Ibero-Americano (OEI) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).