Página inicial > Riacho Fundo > Alunos do IFB propõem projeto de Mapa Trilingue de Frutas para o Parque da Cidade

Criado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 15h23 | Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 15h23 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 15h42 | Acessos: 1591
Nesta quarta-feira, dia 21/12, cerca de 50 alunos do Ensino Médio Integrado em Cozinha e Hospitalidade, do IFB - Campus Riacho Fundo, participaram de uma visita-técnica ao Parque da Cidade Sarah Kubistchek. A proposta do curso compreende a realização de uma atividade integradora, que futuramente vai resultar na entrega de um "Mapa Trilingue de Frutas", no Parque. Os alunos foram acompanhados dos professores das disciplinas e tiveram um bate-papo com Alexandro Ribeiro, Subsecretário de Infraestrutura e Turismo do Distrito Federal e com o poeta brasiliense Nicolas Behr.

O material a ser desenvolvido, por alunos e professores, vai oferecer o mapeamento e localização das frutas, o período de crescimento e colheita dos frutos e receitas deliciosas com o uso dos frutos encontrados no Parque. Entre as frutas da estação podem ser encontradas agora mangas, em abundância próximo ao estacionamento 7 e, outros frutos como a Jaca, o limão e o abacate já começam aparecer.

O objetivo dos professores de Cozinha e Hospedagem para uma atividade lúdica que desperte um novo olhar para a cidade e para o parque como potencial turístico e gastronômico. Durante essa época são encontradas diversas árvores com frutos e os alunos puderam conhecer e comer "frutas no pé".
"A ideia é que os alunos possam se identificar com o conceito de cidade pomar, pois Brasília dispõe de mais de cinco milhões de árvores frutíferas. Também  aprendam a reconhecer as espécies, suas propriedades e formas de uso. Além disso, é uma  oportunidade de desenvolver noções de sustentabilidade, turismo e hospitalidade. Nossa proposta é posteriormente trabalhar todas as disciplinas em um projeto integrado", explica Ana Paula Jacques, professora de Gastronomia e Hotelaria.

Também foi realizado um momento cultural com a presença do poeta Nicolas Behr, que falou sobre o desmatamento e a importância do bioma Cerrado.  O Subsecretário do Parque da Cidade, Alexandro Ribeiro, da Subsecretaria de Turismo do DF também teve um bate papo aberto com os alunos sobre os desafios no setor turístico. Com as informações, os  professores a partir de agora vão se dedicar aos trabalhos educacionais para o desenvolvimento do "Mapa Trilingue das Frutas do Parque", um importante presente a todos os moradores de Brasília.