Aluna do Curso Técnico de Cozinha representa IFB no concurso da Festa da Goiaba em Brazlândia
O mês de março está se consolidando como período para festejar a produção e o sucesso da safra da goiaba de Brazlândia, principal pólo produtor de hortifrutigranjeiros do Distrito Federal. A fruta que é originária da América Central e uma das preferidas no ranking do consumo dos brasileiros, encontrou em Brazlândia um microclima ideal para sua produção e a cada ano a produtividade da fruta vem aumentando. Assim, com vistas a estimular o interesse pelo consumo da fruta e fortalecer os mercados produtivos locais, os produtores de goiaba da região organizam, entre os dias 10 a 12 de março, a segunda edição da Festa da Goiaba de Brazlândia.
Em paralelo às atividades da Festa da Goiaba, haverá ainda o concurso Chef da Goiaba para o qual o Curso Técnico de Cozinha do IFB foi convidado a participar. “Desde o primeiro momento em que apresentamos a proposta e o edital do concurso Chef da Goiaba para os alunos da Disciplina de Habilidades Básicas 2, a turma vibrou com a possibilidade de aplicar os conceitos que estamos trabalhando em sala e no laboratório de valorização de ingredientes nativos, sazonais e não-convencionais associando seu uso à técnicas clássicas e contemporâneas da cozinha”, destaca a professora Ana Paula Jacques que está orientando a turma no concurso. Como a participação é individual, a aluna Helida Suellen Miranda dos Santos, regularmente matriculada no Curso Técnico de Cozinha do Campus Riacho Fundo, foi indicada com unanimidade a turma no concurso. “É importante dizer que toda a turma está envolvida pois os alunos aceitaram o desafio e criaram e testaram receitas que valorizam o uso integral da goiaba, uma tendência entre os cozinheiros, chefs de cozinha e restaurantes de todo o mundo”, destaca a professora Ana Paula.
Para estimular a criatividade e preparar ainda mais a turma para o desafio, os alunos participaram na última sexta-feira (03/03) de uma mesa redonda com o Chef Bruno Rappel, terceiro colocado na seletiva nacional do Concurso Bocuse D’Or em 2015 e, atualmente, Chef membro do comitê regional Bocuse D’Or. Na ocasião, Bruno compartilhou com a turma sua experiência em um dos maiores concursos de gastronomia do mundo e destacou que “cozinha não é feita apenas de panelas”. Segundo Bruno, todo cozinheiro deve transitar por outras áreas e participar de concursos pode ser um excelente espaço para o desenvolvimento de habilidades e técnicas, além da troca de experiências e networking com os outros participantes, jurados, patrocinadores e produtores envolvidos na organização.
Redes Sociais