Página inicial > Riacho Fundo > Professores do Campus Riacho Fundo realizam atividades no Campus Bambuí do IFMG

Professores do Campus Riacho Fundo realizam atividades no Campus Bambuí do IFMG

Criado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 10h05 | Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 10h05 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2017, 10h11 | Acessos: 1723

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, uma equipe de três docentes do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília fizeram uma visita técnica e realizaram atividades no Campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

A iniciativa partiu de um convite do professor da instituição mineira e coordenador do Grupo de Estudos da Cerveja (GEBier), Diego Ceolin, após uma visita ao Riacho Fundo para conhecer os trabalhos da unidade com a cerveja artesanal.

Durante a visita, os professores do Campus Riacho Fundo falaram do trabalho de alguns docentes com queijo tradicional da Serra da Canastra, tópicos abordados na disciplina de História da Alimentação nos cursos técnicos subsequentes em cozinha e parte do projeto integrador do primeiro bimestre dos cursos técnicos integrados em Cozinha e Hospedagem.  A pesquisa em relação ao queijo da Canastra visa compreende-lo como elemento tradicional da Canastra, que deu base para o tombamento do queijo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A partir desses diálogos em comum, surgiu o interesse mútuo de ambos os campi em trocar experiências e informações.

A professora Tatiana Rotolo, docente do Campus Riacho Fundo, ministrou dois workshops no Campus Bambuí: um de Escolas Cervejeiras, seguido por degustação guiada de queijos artesanais da Canastra, e outro de produção de cerveja, quando os alunos do GEBier puderam aprender o processo de produção de uma cerveja estilo Saison, cerveja tradicional belga historicamente produzida em fazendas para ser bebida durante o cultivo ou a colheita.

Participaram dos workshops, além de docentes, técnicos e alunos do Campus Bambuí, a comunidade da cidade e produtores de queijo artesanal da região. "A troca de saberes foi incrível", ressalta Tatiana. "Nós, no Campus Riacho Fundo, pudemos compreender mais de perto a riqueza da produção de queijos na Canastra, e o Campus Bambuí pode compreender melhor o universo da cerveja artesanal para efetuar algum trabalho casando a cerveja com os queijos de lá".

Visitas

Os professores do Riacho Fundo visitaram pequenas propriedades rurais produtoras de queijos, guiados pelo professor Jonas Guimarães, um dos responsáveis pela implantação da Rota Gastronômica do Queijo da Canastra, projeto desenvolvido com verba do último edital do PROEXT. "Aprendemos muito. Ver de perto o processo de fabricação e compreender melhor os dilemas da produção de queijo de leite cru foi uma experiência sem igual", comenta a professora Giulianne Pimentel, docente de gastronomia do Riacho Fundo.

A visita gerou bons frutos. O Campus Riacho Fundo planeja levar os estudantes para uma viagem de estudos para a região, organizar uma competição gastronômica com base no queijo da Canastra, além de desenvolver projetos de pesquisa e extensão em parceria. "Uma nova visita já está sendo planejada. Desta vez para testar uma receita de cerveja experimental em parceria com os dois campi e fazer um trabalho de campo mais profundo com os produtores de queijo. A Canastra tem uma produção de queijo vastíssima, muito maior que podíamos imaginar aqui em Brasília. Compreender esta cultura em torno do queijo deve se tornar parte importante das pesquisas que realizamos em torno do tema Cultura e Alimentação após esta visita", ressalta a professora Tatiana.