Página inicial > Riacho Fundo > Cineclube Vivencine

Cineclube Vivencine

Criado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 12h21 | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 12h21 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 15h29 | Acessos: 1139
O Cineclube Vivencine é um projeto de extensão iniciado em 2015 como atividade da biblioteca do IFB campus Riacho Fundo. Passando por uma reformulação este ano, os alunos do curso de Licenciatura em Letras/ Inglês passaram a participar, conjuntamente com os docentes na construção do Vivencine, desde o planejamento das mostras até a organização dos debates.

A ideia é que o projeto seja um espaço de articulação com três preocupações básicas:
 - Compartilhamento das pesquisas docentes e discentes relacionadas à linguagem audiovisual;
- Construção de um espaço de ensino-aprendizagem em uma perspectiva não formal e não seriada, integrando alunos de diferentes cursos e idades e;
- Oferta de atividades culturais de extensão, ao compartilhar com o público amplo as reflexões e experiências culturais desenvolvidas no campus a partir da prática de docentes e alunos.

Entre os envolvidos diretamente na realização das atividades há alunos veteranos e, os docentes: Thiago de Faria e Silva (História), Ana Luiza Sá (Pedagogia) e Isabella Mundim (Letras/Inglês).

A programação para este semestre segue abaixo com duas mostras.
As sessões são abertas ao público e gratuitas.
Confira as sinopses dos filmes em destaque!

Mostra "Gênero em cena"

4 de maio (quinta-feira) The Handmaid's Tale*
 A série protagonizada por Elisabeth Moss (Mad Men), Yvonne Strahovski (Chuck) e Ralph Fiennes, com Samira Wiley e Alexis Bledel se passa em um futuro distópico, numa sociedade controlada pela religião após os Estados Unidos terem se transformado na república de Gilead. Sob esta nova organização, as mulheres férteis servem como Aias, ou 'cuncumbinas' às famílias de alta classe, e seu único objetivo é procriar para manter os níveis demográficos da população.

* Exibição pelo serviço Hulu, não disponível no Brasil.

18 de maio (quinta-feira) Frida (2002)
 O filme retrata a história da vida que Frida (Salma Hayek) compartilhou abertamente e sem medos como Diego Rivera (Alfred Molina), período em que o controverso casal subverteu o mundo artístico. O filme mostra a vida de Frida desde o acidente de ônibus que mudou irreversivelmente a sua vida. Viajando ao lado de seu antigo namorado Alejandro Gomes Ariaz, seu ônibus colidiu com um bonde, matando diversas pessoas e ferindo muitas outras. Abandonada pelo namorado, quando finalmente voltou a andar, Frida ousou visitar o já renomado pintor Diego Rivera para ouvir uma crítica profissional. Diego se interessou não apenas por seu trabalho, mas também pela tenacidade, charme e beleza da jovem artista.

Mostra "Ditaduras na América Latina"

1 de junho (quinta-feira) Klóblic (2016)
 Argentina, período da ditadura militar da década de 70. Kóblic (Ricardo Darín), um ex-capitão das Forças Armadas, é responsável por coordenar as operações aéreas conhecidas como os "voos da morte", onde elementos considerados subversivos eram arremessados de dentro dos aviões diretamente ao encontro do mar.

22 de junho (quinta-feira) Em busca de Iara (2014)
 Este documentário relata a trajetória excepcional de Iara Iavelberg. Apesar de ter uma situação financeira confortável, ela decidiu abandonar a família e investir na luta armada durante a ditadura militar. Iara teve uma relação amorosa com o capitão Carlos Lamarca, e morreu em 1971, aos 27 anos de idade.

29 de junho (quinta-feira) Infância Clandestina (2011)
 Argentina, 1979. Da mesma forma que seu pai (César Troncoso), sua mãe (Natalia Oreiro) e seu querido tio Beto (Ernesto Alterio), Juan (Teo Gutiérrez Romero) leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.