Página inicial > Riacho Fundo > Futuros profissionais de cozinha do IFB esquentam o frio com receita de sopas

Futuros profissionais de cozinha do IFB esquentam o frio com receita de sopas

Criado: Terça, 30 de Mai de 2017, 15h04 | Publicado: Terça, 30 de Mai de 2017, 15h04 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 16h01 | Acessos: 1416

Sopa é um alimento líquido ou pastoso, algumas vezes feita somente de pão e água, outras com cereais e, ainda, hortaliças e carne de diversos tipos. Presente na alimentação desde que o homem pré-histórico encontrou um meio de aquecer a água para cozer alimentos - a sopa foi, provavelmente, a primeira comida elaborada e criativa da História, já que resulta da mistura de ingredientes e estes são praticamente infindáveis.

Com a chegada do frio, os alunos do curso de Cozinha do IFB estão aprendendo nas aulas práticas um pouco mais sobre o preparo de receitas de sopa para aquecer este inverno. A docente do curso, Ana Tereza Bandeira, conta que além do conteúdo programático já definido, os alunos participam com algumas sugestões para construção das aulas práticas.

Por ser um prato fácil e acessível, de considerável valor nutritivo e energético, os caldos e as sopas foram a base da nutrição de, praticamente, todas as civilizações. “Com a produção de sopas, foi possível proporcionar ao aluno a prática e o conhecimento de uma preparação tipicamente francesa com o uso de técnicas da cozinha básica. Esperamos que os pratos sejam preparados da forma correta e com execução adequada das técnicas aprendidas em sala de aula”, explica Ana Tereza. Ao final dessa aula, os alunos saíram aptos nas técnicas de cortes e fundos.

O dia a dia dos alunos no curso técnico de cozinha inclui atividades como cortes, escolha dos alimentos e seleção de hortaliças e legumes. Desde o segundo semestre, os alunos têm no programa do curso práticas relacionadas ao preparo de churrasco, a produção de temperos, e o tradicional preparo de cardápios simples, como o arroz e o feijão.

Vichyssoise é uma sopa americana, criada no início deste século. O chef Louis Diat conta em seu livro Cooking à Ia Ritz, publicado em 1941, que introduziu essa sopa no Ritz-Carlton Hotel de Nova York, baseado numa receita de sua mãe, que fazia uma sopa de batata e alho-poró, conhecida na França como potage Parmentier. No verão, as crianças achavam a sopa muito quente e pediam um pouco de leite para "esfriá-la". Essa foi a inspiração que motivou Diat quando, em 1917, inaugurando o restaurante no último andar do Ritz, lançou avichyssoise. O nome foi dado em homenagem à cidade francesa Vichy, próxima do lugarejo onde Diat nasceu. Durante a guerra, quase mudou de nome, para crème gauloise quando um grupo de chefs franceses, radicados nos Estados Unidos, ficou irritado com o governo de Vichy.

Sopa Borscht é uma sopa de cor exuberante tem origem no Leste Europeu, sendo a grafia do seu nome tão diversa quanto os países que a preparam tradicionalmente. Você vai encontrar por aí escrito borscht, borsh, borshtch ou borche.

Curso Técnico em Cozinha e Curso Técnico em Panificação

IFB Campus Riacho Fundo