Página inicial > Riacho Fundo > Estudantes visitam assentamento Pequeno Wiliam em Planaltina

Estudantes visitam assentamento Pequeno Wiliam em Planaltina

Criado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 15h09 | Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 15h09 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 15h16 | Acessos: 1045

Os alunos do curso de Licenciatura em Letras Inglês do Campus Riacho Fundo visitaram no último sábado, 10 de junho,  o assentamento Pequeno Wiliam, em Planaltina. A ocupação teve início em 2010 e, desde então, as 22 famílias assentadas produzem alimentos orgânicos e contribuem para a preservação do cerrado no local através dos sistemas agroflorestais.

A visita faz parte das atividades da disciplina Organização da Educação Brasileira, na qual os estudantes aprendem sobre os níveis e modalidades de ensino. Dentre as modalidades, a educação do campo foi objeto de estudo por meio da visita realizada no assentamento. De acordo com a professora Ana Luiza, que ministra a disciplina, “conhecer como o trabalho faz parte da vida das famílias do assentamento é considerar que a educação do campo não deve ser praticada alheia á vida cotidiana. Os valores e cultura construídos no cotidiano da vida no campo devem ser referência para as práticas docentes”.

Durante a visita, os estudantes do 3º semestre conheceram a história das famílias e participaram de uma vivência sobre educação do campo organizada por líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST). Para os estudantes, a vivência colabora para a articulação teórico-prática nas disciplinas pedagógicas que estudam no curso.