Página inicial > Riacho Fundo > Alunos de Letras Inglês visitam Museu da educação do DF

Alunos de Letras Inglês visitam Museu da educação do DF

Criado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 15h23 | Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 15h23 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 15h52 | Acessos: 1178

Estudantes do curso de Licenciatura em Letras Inglês do Campus Riacho Fundo visitaram, no último sábado, 2 de setembro, o acervo do Museu da Educação do Distrito Federal. A atividade foi uma ação da disciplina optativa "História da educação: perspectivas sobre escola e sociedade", ministrada pelos professores Ana Luiza Sá e Thiago Silva, da área de Pedagogia e História, respectivamente.

O objetivo da disciplina é problematizar a instituição escolar relacionada com a sociedade brasileira e seus movimentos de resistência e diversidade. Dentre as atividades está a análise de fontes históricas de momentos da educação brasileira com foco no cotidiano escolar e a escola como produtora de cultura, aspecto pouco enfatizado nos cursos de história da educação que buscam majoritariamente os marcos teóricos e legais da nossa história educacional.

A visita ao acervo possibilitou aos estudantes uma visão sobre o projeto de construção do sistema escolar do DF, com referência a Anísio Teixeira, além do acesso à produção de alunos da década de 1950 e 1960 e de depoimentos de professores. O projeto do Museu da Educação do Distrito Federal é coordenado pela professora emérita Eva Waisros da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília. O acervo conta com materiais diversos como fotos, documentos, indumentárias profissionais e produções de alunos e professores, assim como, depoimentos gravados de pioneiros da educação do DF.

A proposta é que o Museu seja construído na cidade de Candangolândia no mesmo local onde foi construída a primeira escola do DF, Grupo Escolar Júlia Kubitschek. A função do Museu é atuar nas dimensões da pesquisa, formação e memória para fornecer a população do DF espaço de discussão e produção de projetos educacionais inovadores para a cidade tal como foi idealizado por Anísio Teixeira.