Página inicial > Riacho Fundo > Programa Meio Ambiente da TV Justiça acompanha aula de Cozinha

Programa Meio Ambiente da TV Justiça acompanha aula de Cozinha

Criado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 14h10 | Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 14h24 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 15h53 | Acessos: 1172

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, o IFB Campus Riacho Fundo recebeu a equipe de gravação do programa Meio Ambiente por Inteiro da TV Justiça no laboratório de cozinha do pólo. A preocupação com a biodiversidade e a valorização da cultura alimentar tornou-se uma pauta recorrente na gastronomia A professora de gastronomia do Instituto, Ana Paula Jacques, foi convidada para apresentar o projeto da "Arca do Gosto no Brasil",  do movimento Slow Food que promove alimentos em risco de extinção.

"A Arca do Gosto é um catálogo virtual que serve como um alerta e também uma ferramenta de trabalho para que possamos atuar em defesa de alimentos que integram nossa memória afetiva e gustativa, mas que atualmente estão em processo de extinção, seja biológica ou cultural", destaca a professora. Numa metáfora à parábola bíblica, o nome do programa convida o público a conhecer produtos da biodiversidade nativa como frutos, raízes, pimentas, ostras a alimentos processados de maneira artesanal. Além disso, incluem também a disseminação de alimentos ancestrais que representam o conhecimento de povos e comunidades tradicionais como a marmelada de Santa Luzia, a farinha d’água no paneiro.

A equipe de reportagem acompanhou uma aula da turma de Habilidades Básicas I e o preparo de um gnocchi de batata doce roxa ao molho de queijo do Serro e um pão de mel de nativas abelhas sem ferrão com jatobá. É importante que os alunos dos cursos técnicos de cozinha tenham consciência de sua responsabilidade como cozinheiros e trabalhar essas temáticas em sala procuramos sensibilizá-los sobre o futuro da alimentação e do planeta.

O programa vai ao ar em janeiro de 2018!