Página inicial > Riacho Fundo > Alunos do Curso Técnico em Cozinha realizam passeio ao Jardim Botânico de Brasília

Criado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h26 | Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h26 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h26 | Acessos: 1458

Alunos do Curso Técnico de Cozinha do Campus Riacho Fundo participaram neste sábado (9/12), de uma visita técnica ao Jardim Botânico de Brasília (JBB). A atividade proposta pela professora de gastronomia Ana Paula Jacques, teve como objetivo principal incentivar o conhecimento das espécies nativas por meio de um passeio de reconhecimento e degustação. Para isso foram acompanhados do biólogo Marcelo Kuhlmann, autor do livro Frutos e Sementes do Cerrado  Atrativos para a fauna.
Durante a caminhada de cerca de 4 km, os alunos tiveram a oportunidade de identificar diversos frutos comestíveis como pequi, araçá, pitanga, pixirica, caqui, murici, lobeira, mama-cadela, todas nativas do bioma.
O pesquisador Marcelo Kulmann compartilhou que seu trabalho de catalogação dos frutos disponíveis na primeira edição do livro levou cerca de 10 anos e destacou a importância dessas atividades para ajudar na preservação do Cerrado.

O aluno André Gregorio relata que foi de fundamental a importância para sua formação profissional conhecer a origem dos sabores do território onde vive e que a atividade ampliou sua percepção sobre o Cerrado, pois percebeu que essas espécies tem um amplo potencial de uso além do próprio fruto, desde a casca e tronco até as flores e sementes.
Segundo a professora Ana Paula é importante que os estudantes possuem total profissionalismo perante a cozinha “Os cozinheiros precisam e devem compreender que sua atuação profissional está além do espaço físico da cozinha, eles atuam como mediadores de um processo entre a produção e consumo de alimentos e que podem contribuir para a mudança desse sistema, para isso precisamos sensibilizá-los e esse é nosso papel enquanto educadores” , diz a professora.
O passeio foi encerrado com um delicioso piquenique colaborativo com as delícias que os próprios alunos produziram.