Página inicial > Riacho Fundo > Estudantes do Ensino Médio Integrado realizam espetáculo teatral em inglês

Estudantes do Ensino Médio Integrado realizam espetáculo teatral em inglês

Criado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 11h14 | Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 11h14 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 11h55 | Acessos: 1611

No dia 08 de dezembro, estudantes do Ensino Médio Integrado apresentaram, em duas sessões, a peça Bang, Bang! You're Dead, um espetáculo já tradicional na cultura estadunidense, que diz respeito à violência e bullying no contexto escolar.

Com duração de 50 minutos, a peça contou com a participação das turmas de segundas séries do Ensino Médio Integrado em Cozinha e Hospedagem. 49 estudantes entregaram teatro de qualidade em inglês à comunidade interna e externa do IFB. O espetáculo serviu de abertura ao II Festival de Verão do Campus Riacho Fundo.

A primeira sessão aconteceu às 16h30 e contou principalmente com servidores, estudantes de Letras-Inglês e de outros segmentos do Campus Riacho Fundo. A segunda sessão ocorreu às 19h e foi prestigiada pela comunidade externa, especialmente pelos amigos e familiares dos estudantes. Ao fim da segunda sessão, houve um debate sobre o processo criativo que culminou na apresentação dramática. O debate foi mediado pelo professor de inglês e diretor do espetáculo, Newton Neto, e contou com a participação dos atores envolvidos e plateia.

Bang, Bang! You're dead foi o resultado de um processo que durou um semestre. Na disciplina, a língua inglesa passou a ser ensinada por meio de jogos dramáticos. O professor Newton acredita que esse direcionamento foi fundamental para o sucesso do projeto: "Ao tratar a língua como meio, e não como fim, os estudantes aprenderam muito mais significativamente. Além de inglês, trabalhamos diversos temas transversais como o bullying e a violência escolar. A consciência corporal e a disciplina requerida para a prática teatral definitivamente trarão benefícios em diversas esferas na vida desses jovens. Tudo isso foi corroborado pelos seus testemunhos apresentados no debate."

A peça, que foi toda ministrada em língua inglesa, contou com um vídeo explicativo de abertura para auxiliar os convidados não-proficientes na língua. O espetáculo foi filmado e será editado e legendado para levantar o debate sobre violência escolar, além de servir de referência para outros educadores interessados em trabalhar com o ensino de línguas estrangeiras por meio do teatro.